Cinema Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo

Cine Humberto Mauro Exibe a Mostra Buñuel no México

Está em exibição no Cine Humberto Mauro a Mostra Buñuel no México, que reúne 19 longas-metragens produzidos durante o exílio mexicano de um dos mais importantes cineastas da história, Luis Buñuel, entre 1946 e 1964. Os filmes vão do melodrama à comédia, do drama social às pitadas de surrealismo, e representam o grande encontro da cinematografia do diretor espanhol com a cultura latina no pós-guerra.

 

Tratando principalmente da miséria da condição humana e da crueza das relações, os filmes produzidos por Buñuel nesse período possuem caráter social. Segundo Bruno Hilário, Gerente do Cine Humberto Mauro, o surrealismo que marcou a carreira do diretor, uma das figuras mais marcantes e polêmicas da história do cinema, desenvolvendo sua carreira principalmente na França, para onde se mudou em 1925, não é abandonado nas películas mexicanas. “Embora Buñuel tenha trabalhado no sistema de grandes estúdios mexicanos, sua obra nesse período é de grande personalidade e demonstra o domínio do diretor na linguagem cinematográfica clássica, com o investimento na construção de uma mise-en-scene impecável e na presença de um conteúdo onírico a dialogar com a realidade objetiva dos personagens em seu contexto social. É interessante analisar os momentos em que Buñuel trabalhou dentro das convenções as diversas formas que ele as ultrapassou”, comenta.

 

Pouco conhecida até mesmo entre os entusiastas do cinema, a fase mexicana de Buñuel foi o período de maior produção do diretor, chegando a lançar mais de um filme no mesmo ano. “Esse foi um momento de grande amadurecimento para Buñuel, pois seu trabalho, na época, foi marcado pelos modos precários da produção latino-americana, lidando com prazos curtos e recursos escassos. Isso obrigou o diretor a adaptar-se com velocidade e soluções simples”, explica Bruno.

 

A mostra trará a obra, Os Esquecidos (1950), um dos destaques do evento, premiado no Festival de Cannes em 1951, que acompanha um grupo de meninos delinquentes e os desdobramentos de um assassinato brutal cometido por um deles, abordando o esquecimento dos indivíduos pela família e pelo Estado. A Ilusão Viaja de Bonde (1954), outro destaque, é uma comédia social em que, depois de descobrir que a linha em que trabalham será aposentada, os condutores de um bonde na Cidade do México roubam o veículo e transportam pessoas gratuitamente por uma última noite. Já o drama Nazarin (1959) narra as desventuras de um padre idealista que abriga uma prostituta e parte numa jornada de caridade, mas seus atos não possuem os efeitos que gostaria. Em O Anjo Exterminador (1962), membros da alta sociedade ficam inexplicavelmente presos na sala de jantar depois da refeição, e, com o passar do tempo, as convenções sociais caem, sem derrubar as barreiras imaginárias.  

 

Abaixo informações sobre a mostra:

Cine Humberto Mauro Exibe a Mostra Buñuel no México

Quando: 28 de setembro a 18 de outubro

Hora: 22h

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537

Quanto: Entrada gratuita – Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão

  Mais Informações: (31) 3236-7400

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.