Culturaliza Diversão Eventos

Ribinha de Maracanã em Minas Gerais

Desembarca em Belo Horizonte neste fim de semana, Ribinha de Maracanã, importante liderança de um dos grupos mais reconhecidos de bumba meu boi do Brasil, em atividades de difusão da cultura maranhense e intercâmbio com a cultura popular mineira.

 

Ribinha de Maracanã é herdeiro direto de Humberto de Maracanã, mestre da cultura brasileira e um dos maiores ícones do bumba meu boi, Ribinha está à frente do Boi de Maracanã, uma comunidade centenária com mais de mil integrantes. Além de intérprete, é também compositor de diversas toadas do grupo, que se transformaram em verdadeiros hinos dos festejos juninos maranhenses.

 

Nesta quinta-feira, 06 de setembro, grupo Boi Luzeiro convida Ribinha para participação especial em apresentação no Conservatório de Música da UFMG, às 19h, em Belo Horizonte. Com encenações, voz, violão, violino e percussão, a apresentação aborda os temas da terra, da natureza e do sertão, fazendo um diálogo entre música, cena e poesia.

 

Na sexta-feira, feriado de independência, Ribinha de Maracanã irá promover uma Vivência de Bumba Meu Boi, no Necup – Núcleo de Estudos de Cultura Popular, em Belo Horizonte. A atividade propõe uma partilha de saberes e práticas com Ribinha, que há mais de 20 anos é cantador e liderança do Bumba Meu Boi de Maracanã. Serão disponibilizados instrumentos musicais, mas a organização pede que, aqueles que puderem, levem seus instrumentos de bumba meu boi, sotaque matraca (pandeirão, tambor onça e matraca). A vivência tem o valor de R$40 e será realizada de 14h às 17h. Mais informações, no link: https://www.facebook.com/events/2091690241147321/. A partir das 20h, ainda no dia 07 de setembro, Ribinha estará no bairro boêmio de Santa Tereza para uma noite cultural de brincadeiras populares junto ao público mineiro. Interessados e brincantes da cultura popular estão convidados para a Noite de Cantoria com Ribinha de Maracanã, no Largo do Orlando, em Belo Horizonte. A programação será encerrada com uma roda de tambor de crioula da Turma de São Benedito, coletivo que fomenta o tambor de crioula em Minas Gerais.

 

As atividades da vinda de Ribinha de Maracanã em Minas Gerais são organizadas por um coletivo de brincantes da cultura popular e artistas mineiros, integrantes dos grupos Boi Luzeiro, Coletivo Couro Encantado e Tambor de Crioula Turma de São Benedito.

 

Mais informações sobre o Bumba Meu Boi de Maracanã, no link: https://www.facebook.com/MaracanaBatalhaoDeOuro/

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.