Cinema Culturaliza Diversão

20ª edição do FESTCURTASBH apresenta Cinema Negro’

O Festival Internacional de Curtas de Belo HorizonteFESTCURTASBH realizado pela Fundação Clóvis Salgado, chega à 20ª edição tendo como temática curatorial o Cinema Negro. Serão exibidos 137 filmes, distribuídos nas três mostras Competitivas e nas oito Paralelas, além de três mostras Especiais.

 

Os filmes que serão exibidos são de 70 países e de doze estados brasileiros – Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Para esta edição do Festival, foram recebidas 2.518 inscrições, sendo 405 brasileiras e 2.113 estrangeiras. Durante os dez dias de evento, o público terá acesso a uma amostra representativa da atual produção cinematográfica nacional e internacional, bem como de filmes reunidos em torno da temática do Cinema Negro

 

A ideia é valorizar a produção curta-metragista em seus diversos contextos e abordagens, possibilitando reflexões sobre a contemporaneidade. Sua realização permite ao público acompanhar como as produções em curta-metragem têm expressado de forma inquieta e inventiva os processos históricos, urgentes e emergentes. 

 

Os filmes selecionados serão exibidos nas Mostras Competitivas: Minas (9 filmes), Brasileira (17 filmes) e Internacional (17 filmes); e Mostras Paralelas: Atravessamentos (cinco filmes), Extravasamentos (seis curtas), Mulher – Corpo Político (quatro filmes), Juventudes (14 curtas), Animação (13 filmes), Infantil (14 filmes) e Maldita (quatro curtas). Além das três Mostras Especiais. A primeira “Cinema Negro – Capítulos de uma História Fragmentada” (25 filmes) terá curadoria do crítico de cinema e pesquisador Heitor Augusto. A segunda, será dedicada à filmografia da cineasta e produtora ganesa-americana Akosua Adoma Owusu, e exibirá nove filmes. A terceira, “Tributo a Safi Faye” exibirá quatro filmes da diretora de cinema e etnóloga senegalesa que foi a primeira mulher da África Subsaariana a dirigir um filme comercialmente distribuído (“Kaddu Beykat”, lançado em 1975). Ao longo de sua carreira, Faye dirigiu vários documentários e filmes de ficção com foco na vida rural no Senegal. 

 

Os filmes serão disponibilizados também em cabines individuais durante todo o evento, exceto das Mostras Especiais, e toda programação está no site http://festivaldecurtasbh.com.br.

 

Abaixo informações sobre o evento:

20ª edição do FESTCURTASBH apresenta Cinema Negro’

Quando: 10 a 19 de agosto

Onde: Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

Programação e Informações: http://festivaldecurtasbh.com.br.

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.