Colunas Literaliza BH Literatura Livros

Uma história do Tio Eugênio – Cidinha Hosoya

Uma história do Tio Eugênio – Cidinha Hosoya | Ilustrações: Jota Cabral

Já falei muitas vezes o quanto amo literatura infantil. Os livros infantis são a primeira porta de entrada para os novos leitores e o primeiro passo para a formação de um leitor. E por isso, vai aparecer muito livro infantil aqui e espero de coração que todos que acompanham o LiteralizaBH, se inspire! Leia. E incentive a literatura.

 

A dica de hoje é da escritora, pedagoga, professora de língua portuguesa, Cidinha Hosoya. Ela já publicou vários livros de poemas, participa em antologias de contos e crônicas.  Um lançamento recente da Editora Scortecci, “Uma história do Tio Eugênio” é um livro voltado para o público infanto-juvenil, e conta com ilustrações de Jota Cabral.

 

O livro conta a história do Tio Eugênio, um professor de ciências, apaixonado pelas civilizações antigas, a natureza e os animais. Ao lado da Tia Aninha, ele percorria o mundo em busca da história dos seus ancestrais, e sempre trazia um pouquinho da terra dos lugares que visitava. Tio Eugênio adorava contar suas histórias para os sobrinhos, a preferida é a história de como um filhote de dragão veio parar na casa dele, no Brasil. E os apuros que eles passam quando Dumlum começa a ocupar muito espaço em casa.

 

Com muitas descrições e momentos lúdicos, “Uma história do Tio Eugênio” é um livro pequeno, desses que você lê para uma criança em menos de meia hora. É um livro didático para estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. Cidinha Hosoya e Jota Cabral capricharam no enlace entre história e ilustrações. É uma historinha bem caseira, dessas aventuras que os tios e os avôs adoram contar para as crianças.  

 

Ao final do livro há páginas em branco para que os leitores façam um desenho do dragão Dumlum, conforme a sua imaginação. Ah! E ao comprar o livro você ganha um dedoche do Dumlum para brincar e a interagir com a história.

 

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para a colunista: [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

 

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!