Culturaliza Dicas Diversão Shows

Concerto “Muntano o Mondengo”, com Elomar Figueira Mello e João Omar

A semana ainda está no início mas já temos uma programação toda especial para o próximo fim de semana, dia 20 e 21 de julho, o Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube, recebe Elomar Figueira Mello e João Omar para um concerto com repertório criado com o objetivo de valorizar a história dos viajantes, retirantes, tropeiros, andarilhos errantes e cegos cantadores. 

 

Muntano o Mondengo, com Elomar Figueira Mello e o músico convidado João Omar, trafega pela história do Brasil através da música, perpassando as rotinas dos tropeiros, vaqueiros e retirantes, numa leitura de seu universo simbólico e fantástico. A expressão ‘Muntano o Mondengo’, faz referência aos versos da canção “Na Quadrada das Águas Perdidas, também título do segundo álbum musical de Elomar, gravado nos estúdios do Seminário Livre de Música da Universidade Federal da Bahia, em dezembro de 1978, com participação e muito empenho dos malungos Dércio Marques, Carlos Pita, Fábio Paes, Xangai, Elena Rodrigues Neuma, Cal, Limonge e o saudoso Alevando Luz. “Com algumas penadas do também saudoso Ernest Widmer”, completa Elomar.

 

O artista que conquistou respeitabilidade no meio da música popular genuinamente brasileira e na música erudita mais elaborada, compõe suas obras percorrendo os “lugares encantados”, a sua “geografia inventada”, neste projeto traz a capital mineira, o Sertão Profundo de Elomar (aquele lugar vaporoso, que se desmancha toda vez que se alcança), numa interpretação incomum com seu violão e voz de menestrel, além do maestro João Omar violonista, violoncelista, filho de Elomar. A apresentação é uma oportunidade capaz de transportar o público para uma viagem com estes dois andarilhos capitaneada por uma linguagem musical elaborada no português vernáculo, dos tempos do começo e também no dialeto roçaliano, cunhado na obra de Elomar, como “dialeto sertanez”.

 

Montanu o Modengo faz parte da Agenda Nacional “Homenagem ao Menestrel”, em comemoração aos 80 anos do cantor e compositor brasileiro Elomar Figueira Mello completados em 21 de dezembro de 2017. Nas palavras de Rossane Nascimento, produtora de Elomar, “os tropeiros ‘muntandos mundengos’ atravessaram o país de ponta a ponta, levando a sua cultura por onde quer que passassem; aprendiam e ensinavam. Geravam riquezas, difundiam hábitos e costumes. Faziam florescer cidades a partir de simples rancharias, deixando como legado hábitos e costumes ainda presentes na vida cotidiana”.

 

Abaixo mais informações sobre o concerto:

Concerto “Muntano o Mondengo”, com Elomar Figueira Mello e João Omar

Quando: 20 e 21 de julho de 2018 

Hora: 20h

Onde: Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes – 

Quanto: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)

Ingressos à venda na bilheteria ou no site: www.eventim.com.br

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h. Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito.

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro.

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.