Distrital Entrevistas Música Shows

Banda francisco, el hombre se apresenta, no Distrital; confira a entrevista

O Breve Festival está quase chegando (dias 25 e 26 de agosto) e para já ir entrando no clima, neste sábado (21/07), rola no Distrital um show com a banda francisco el hombre, no Semi-Breve! A banda tem estourado na cena indie brasileira e da America Latina e sua turnê já passou pelo México, Chile, Argentina, Cuba e Uruguai. O disco de estreia é o SOTASBRUXA, lançado em 2016, e está chegando em seus últimos momentos de turnê.  “Os shows tem sido uma grande queima de energia acumulada, parece que do primeiro grito ao último a gente e o público vira uma massa de calor só, trocando suor.” afirma o mexicano Mateo Piracés-Ugarte, um dos integrantes da banda. 

 

Formado pelos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, em 2013, o grupo conta também com os integrantes brasileiros Juliana Strassacapa, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes, sendo assim, quebram a barreira do idioma tanto na formação da banda, quanto nas letras das músicas. Mateo acredita que a separação entre os dois idiomas – português e espanhol – vem de um imperialismo cultural. 

 

Coloca-se na cabeça que português e espanhol são completamente distintos e até cria-se um medo de se lançar em falar o outro idioma. Mas é questão de se jogar e falar. A música tem um poder maravilhoso de conexão.

 

SOTASBRUXA traz mensagens interessantes e importantes que devem ser discutidas no momento atual do país e do mundo no geral. “Calor da Rua”, “Bolsonada” e “Triste, Louca ou Má”, que foi trilha da “O Outro Lado do Paraíso” da Globo, são exemplos disso. A última, inclusive, é hoje um hino feminista e seu clipe foi gravado em Cuba. Algumas novas músicas andam aparecendo nos shows e um novo álbum está por vir e será que as mensagens politizadas continuarão no novo trabalho?

 

“Esse próximo que estamos fazendo tá como um arranhão em losa de giz (inclusive neste momento enquanto escrevo estamos gravando). É um incômodo, daqueles que faz repensar.  Arte levanta perguntas, bota marca de dedo em vidro limpo, bota o dedo na ferida, sabe?”

 

Ouça “Dilatada”, nova música em parceria com a  banda chilena JuanaFé:

 

 

Ansiosos para o show da banda? Nós estamos e parece que a banda também está: “Poxa Minas Gerais SEMPRE nos recebe muito, mas muito bem. Alguns de nós não queremos voltar quando vamos hahaha. Chegar aí de novo, dessa vez num festival é mais massa ainda porque é mais gente ainda pra se misturar. Muito obrigado ao Breve por nos receber!”
 
 

 

francisco, el hombre em Belo Horizonte

 

Quando:  21 de julho (sábado)

Onde: Distrital – Rua Opala, s/n, Cruzeiro – Belo Horizonte

Horas: a partir das 20h

Quanto: R$ 30

Ingressos: https://bit.ly/2Nbcwda

 

Foto em destaque: Jeff 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.