Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Exposição “Palimpsestos: A Poesia das Cores”, no Museu Inimá de Paula

O Museu Inimá de Paula recebe a exposição Palimpsestos: A Poesia das Cores, que apresenta obras do artista mineiro Antônio Torres.

 

Apesar da aparente fragilidade, a base para a obra de Torres é o papel! Em aproximadamente 18 trabalhos realizados a partir de uma técnica que deixa de lado os materiais mais tradicionais, como pincel e tinta, o artista parte do risco, utilizando a técnica da colagem, para criar peças poéticas e marcadas pela riqueza das cores e dos detalhes.

 

Em uma base de Eucatex (chapas de fibra de madeira), Torres traça o desenho e preenche toda a superfície com cola, cobrindo-a com o papel na cor desejada para cada detalhe. Após a secagem, todo o papel é arrancado, deixando na superfície somente uma base colorida de modo irregular e espontâneo. Quanto mais forte quiser o colorido, mais vezes repete o processo. Dessa forma, cria-se a ilusão de que houve uma mistura de cores semelhante a um trabalho feito com tinta.

 

 A obra se completa pelo olhar do visitante. Em seu universo criativo, a palavra de ordem é desafio.

 

Palimpsestos: A Poesia das Cores

 

Quando: até 19 de agosto de 2018

Hora: Ter Qua Sex Sab 10:00 às 18:30 | Qui 12:00 às 20:30 | Dom 10:00 às 16:30

Onde: Museu Inimá de Paula: Rua da Bahia, nº 1201, Centro – Belo Horizonte/MG

Quanto: gratuito

Informações: (31) 3213-4320

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!