Colunas Literaliza BH Literatura Livros

História do Universo – Edmac Trigueiro

Átomo, prótons e elétrons. Dalton, Eddington, Newton. Bing Bang, Teoria da relatividade, galáxias e universos. Lembra desses nomes? Pois bem, o desafio do escritor Edmac Trigueiro é trazê-los de volta e apresentar uma história do Universo bem mais digestível que nos tempos da escola. Agora, sem a pressão do ano letivo nas costas e pelo simples prazer de ler e aprender, descobrimos o que há de mais relevante na história física do Universo.

 

Muitos de nós passamos pelo colégio sem aprender de fato algum assunto. Lembro-me de que, na ânsia por querer aprender determinada matéria, sempre ouvia frases como “nunca precisei disso pra viver” ou ainda “onde vai aplicar essa teoria na sua vida”. Engraçado é que ignorei esses “conselhos” e sempre lutei contra as notas vermelhas e busquei compreender tudo o que me foi ensinado nos meus anos escolares. Mas, saí da escola sem aprender de fato muita coisa, como os logaritmos  – log(2√5)128 – por exemplo (rs). E se um dia minha vida depender deste conhecimento, já sabem, né?! O que quero aqui é mostrar para vocês é que mesmo depois de uma graduação (em humanas) continuei buscando conhecimento, seja na minha área de atuação (jornalismo), ou em conhecimentos que julgo interessantes (literatura). E, foi com este pensamento que encarei esta leitura.

 

A proposta de Edmac é apresentar uma versão descomplicada da história do Universo. E ele conseguiu amarrar bem os fatos, construindo uma narrativa bem embasada, isenta e muito bem escrita, indo muito além das teorias, inserindo curiosidades acerca dos cientistas em um contexto histórico sem pontas soltas. Bem diferente das explicações da escola, que na minha época, talvez com medo de afrontar a Igreja Católica, os professores passavam por este tópico de maneira rápida e superficial.

 

Com uma clareza ímpar, Edmac traça um panorama desde a descoberta do átomo, a estruturação dos planetas, à evolução e aprofundamento dos estudos, passando pelos erros e equívocos dos cientistas, até culminar nas explicações mais detalhadas possíveis acerca do Bing Bang.

 

Antes de qualquer coisa, “História do Universo” é um livro que apresenta curiosidades, como o fato do descobridor do átomo, Dalton, também ter se dedicado ao estudo de uma doença no qual sofria, batizada com o seu nome “daltonismo”; ou do padre Belga, que contrariando a doutrinação católica, é considerado o precursor do modelo atual na teoria do Bing Bang. Gostei muitos dos resumos ao final de alguns capítulos e também da parte que fala sobre a vida pessoal de Einstein e Newton. 

Este livro é para quem busca conhecimento espontâneo ou simplesmente para quem é curioso, para leitores abertos a novas experiências. O conteúdo é extremamente importante, para atuais estudantes e aqueles que vão prestar vestibular e ENEM e tem dificuldades na matéria. É fato que química, biologia e matemática assombraram milhares de estudantes ao longo dos tempos. Certeza que tais conhecimentos passaram despercebidos nas recuperações da vida, quem sabe agora a chance esteja batendo à sua porta.  

 

É muito bom saber que, enquanto estamos alheios, apenas vivendo, tem pessoas que se dedicam às novas descobertas, a tornar a nossa vida mais fácil, seja descobrindo curas, formações do Universo ou tornando mais compreensível todo esse processo aos leigos.

 

Edmac Trigueiro é bacharel em direito, mora em Fortaleza e nas horas vagas se dedica aos estudos das questões fundamentais das origens (do universo, da vida e do homem). Ele já tem dois livros publicados. Se interessou pelo tema? Acompanhe o trabalho do Edmac clicando aqui.

 

Quer mais dicas de leituras e resenhas, clique aqui  

Esta coluna é publicada aqui, todas as segundas!

Envie seu e-mail para as colunistas: [email protected] | [email protected]

Quer saber mais sobre literatura acesse: www.literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

Elis Rouse
Sou Elis, não sou Regina; sou do interior e amo a capital; sou jornalista, mas não trabalho em jornal; amo ler, sonho escrever; dicas vou dar, dicas quero receber; experiências vamos trocar; literatura brasileira vamos amar!