Casa do Porto Vinhos Colunas Culturaliza Gastronomia

Conheça a história de paixão de Napoleão Bonaparte pelos vinhos.

VINI VILLA OPPI: De Napoleão até a Lamborghini

 

 

Para os amantes de vinhos, iniciantes e até mesmo os Leigos, possivelmente já ouviram falar sobre a relação direta que Napoleão Bonaparte (se tornou Napoleão I depois de eleito Imperador Francês em 1804) tinha com o Vinho Champagne, em específico com os champagnes da casa Moet & Chandon, pois segundo rumores Bonaparte cursou a escola Militar juntamente com Jean-Rémy Moët (neto do fundador da Chandon, Claude Moet) e iniciou sua paixão pela bebida.

 

Fatos Históricos dizem que antes de qualquer campanha militar, exceto em Waterloo, Napoleão ia até a Moet & Chandon para abastecer-se de caixas e mais caixas de Champagne. Sua paixão em relação à Moet Chandon era conhecida por todos, tanto que após a Guerra da Sexta Coligação, os russos invadiram a região de Champagne e saquearam todas as vinícolas, onde a Chandon foi à casa que obteve a maior baixa entre todas por causa dessa relação.

 

Uma das frases mais famosas de Napoleão era justamente sobre esse Vinho com Borbulhas, onde diz: “Champanhe: na vitória é merecido, na derrota é necessário!”

 

Deixando um pouco a paixão de Napoleão Bonaparte por Champagne de lado, no início do século XIX e após a invasão e dominação das tropas francesas do Norte Italiano, Napoleão deu para sua segunda esposa (duquesa Maria Luigia da Áustria) uma casa de verão em pleno solo Italiano que deu início ao plantio de uvas oriundas da França e algumas italianas, onde o primeiro vinho produzido pela casa foi o PALLIDO.

 

 

Napoleão morreu em 5 de Maio de 1821 e a casa foi vendida para empresa Villa Oppi, que transformou a casa em uma grande vinícola que hoje produz vinhos de altíssima gama em solo italiano, como: Brunello, Amarone e um fastástico branco feito à partir da uva Moscatel de Alexandria (Moscatel Seco).

 

 

O Sucesso da Villa Oppi é tanto que recentemente junto ao célebre Tonino Lamborghini, filho do fundador da lendária marca de carros Lamborghini ( Ferruccio Lamborghini ), firmaram um acordo onde a Villa Oppi produziria vinhos de altíssima gama com a marca Lamborghini e colocaria essa magnífica/ histórica bebida em prateleiras do mundo todo.

 

 

Os vinhos da Villa Oppi, com certeza é uma excelente sugestão para os grandes apreciadores de vinhos e para pessoas que querem “ viver uma grande história” em forma liquida.

 

 

Se você quiser sentir o mesmo sabor do vinho do imperador a Casa do Porto faz a venda exclusiva do Moet Chandon. 

 

 

Aguardamos sua visita!

 

 

“ Napoleão, Tonino e Villa Oppi deixo aqui o meu muito obrigado”

 

Santé!!!

 

Texto escrito por Junior Ribeiro. 

Esta coluna é um oferecimento de Casa do Porto em parceria com o Culturaliza BH.

 

 

 

 *foto em destaque do site christies.com

Deixe o seu comentário