Culturaliza Dicas Diversão Gratuito ou a baixo custo

Itaguara MG recebe o I Festival da Palavra

Tendo como patrono o Professor Pasquale Cipro Neto, Itaguara, primeira cidade onde Guimarães Rosa exerceu a profissão de médico, mobiliza população e estudantes em torno da “palavra” como instrumento de comunicação e de relações humanas.

 

O município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será sede, entre os dias 20 de abril e 06 de maio, do Primeiro Festival da Palavra. O evento contará com atividades voltadas para os estudantes das escolas municipais e também para a população em geral.  O Festival tem como objetivos despertar a atenção da população sobre a importância das palavras e das formas de comunicação na construção de relações harmônicas, respeitosas e verdadeiras; e inserir a cidade de Itaguara no circuito cultural do país, atraindo escritores, poetas, músicos, compositores, além de outros públicos formadores de opinião.

 

Atrações – O evento contará com as presenças ilustres do professor Pasquale Cipro Neto, convidado de honra e patrono; do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar; e dos cantores e compositores Celso Adolfo e Rubinho do Vale.

 

Durante o período de realização do Festival, estudantes e moradores da cidade receberão formulários onde poderão registrar suas palavras preferidas e descrever o sentimento para cada uma delas.  As palavras citadas serão apresentadas em uma exposição no Ginásio Poliesportivo Municipal.  Os autores mais criativos e originais receberão premiação e certificado.

A população também poderá participar por meio do “Caça-Palavra”, uma divertida brincadeira que consiste em encontrar palavras do léxico de Guimarães Rosa escondidas no cenário de Itaguara, por meio do uso de um binóculo, a partir de um mirante, no caso, as instalações do SAAE, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município. O participante terá um minuto para encontrar uma palavra e, aqueles que conseguirem encontrar, terão direito a um livro como prêmio. E quem encontrar a palavra “SIM”, ganhará, além do livro, um valor em dinheiro.

O Festival da Palavra é uma realização da Partners Comunicação Integrada e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itaguara. 

 

Programe-se!

Data: entre os dias 20 de abril e 06 de maio

20/04 – 18h – Fabricio Carpinejar – poeta, cronista e jornalista brasileiro.

28/04 – 08h – Rubinho do Vale – violeiro, cantor e compositor.

05/05 – Pasquale Neto – professor de língua portuguesa, idealizador do programa da TV Cultura Nossa Língua Portuguesa e foi colunista do jornal Folha de São Paulo.

Evento gratuito.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *