Culturaliza Dicas

OS AUTORES SÉRGIO DE CASTRO E BEATRIZ AZEVEDO REALIZAM PALESTRA “O DECLÍNIO DO PATRIARCADO EM OSWALD DE ANDRADE”

Academia Mineira de Letras, em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais (EBP – MG), realiza no dia 18 de abril, às 19h30, a palestra “O Declínio do Patriarcado em Oswald de Andrade” com o psicanalista Sérgio de Castro e a multiartista Beatriz Azevedo. Este é o segundo encontro do programa “Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, com a participação de importantes psicanalistas e convidados, que pretendem abordar as interseções entre a literatura e a psicanálise.

 

A Academia Mineira de Letras é mantida mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML, realizado com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores. A Academia integra o Circuito Liberdade.

 

Nesta primeira edição do programa serão quatro encontros sob o tema “O feminino, seus corpos e mundos”, por meio da leitura de autores brasileiros, do século XX, que permitirão levantar o véu do prenúncio da expressão do feminino fora das bordas e bordados da intimidade do lar.

 

Sérgio de Castro e Beatriz Azevedo abordarão conceitos do Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, articulando especialmente os questionamentos do binômio patriarcado/capitalismo, e a criação do matriarcado de Pindorama enquanto inversão do vetor colonial e crítica aos modelos patriarcais da sociedade ocidental. 

 

Na noite do evento, haverá também o lançamento do livro “Antropofagia Palimpsesto Selvagem” (Cosac Naify), de Beatriz Azevedo com prefácio do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e desenhos originais do artista Tunga, e do disco “antroPOPhagia ao vivo em Nova York”, lançado no Brasil pela Biscoito Fino, e pela gravadora Discmedi na Europa.

 

Informações sobre o evento!

 

Data: 18 de abril

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita

Mais informações: academiamineiradeletras.org.br

 

Deixe o seu comentário