Cinema Culturaliza Dicas Diversão

Mostra A Maior História de Todos os Tempos

Durante a Páscoa o Cine Humberto Mauro, exibirá a mostra A Maior História de Todos os Tempos, retratando a vida e, principalmente, a morte da figura central do Cristianismo, Jesus de Nazaré.

 

Com curadoria de Bruno Hilário e Vitor Miranda, A Maior História de Todos os Tempos reúne produções de Pier Paolo Pasolini, Alejandro Jodorowski e Martin Scorsese, conhecidos por seus filmes provocativos, entre outros diretores. Apesar de visões diferentes sobre a narrativa cristã, os filmes têm, em comum, a constante presença de personagens marcantes de passagens bíblicas, como os apóstolos e Maria Madalena. Vitor ressalta que a escolha desta temática não foi apenas pelo período da Páscoa, mas, também, para mostrar como uma narrativa única pode ter várias perspectivas quando abordada pela linguagem do cinema. “A mostra apresenta a criatividade desses cineastas em utilizar uma história consagrada e já conhecida como um universo de criação para formas totalmente novas e revigorantes, normalmente não vistas em produções tradicionais de teor religioso”, aponta.

 

A Mostra dará ao público a oportunidade conferir produções consagradas na indústria cinematográfica, bem como obras mais alternativas. O Evangelho Segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini, retrata Jesus como um messias mais severo e politizado. O longa conta a história de Jesus a partir do texto de São Mateus, tido como o mais realista da Bíblia. Outro destaque da mostra é a produção surrealista A Montanha Sagrada (1973), dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky, que perpassa diversos misticismos sem se preocupar com crenças institucionalizadas, contando de forma quase ininteligível a jornada de Ladrão, figura representativa de Jesus, que, sob orientação de um guia espiritual, se reúne a sete discípulos rumo à Montanha Sagrada para tomar o lugar dos deuses imortais que dominam o mundo.

 

Em A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese, Jesus aparece como uma figura conflituosa em relação à sua figura espiritual e corpórea, passando por diversas provações comuns a todos os homens, como a depressão e a luxúria. Todos esses conflitos fazem com que o Messias passe a questionar a própria divindade, ao imaginar como seria sua vida se tivesse escolhido casar-se e ter filhos. A comédia e estará presente em A Vida de Brian (1979), de Terry Jones, um dos integrantes do Monty Phyton, e Jesus Cristo Superstar (1973), icônica produção de Norman Jewison, respectivamente, é um musical que trará elementos da cultura pop para contar a história de amizade e conflito entre Jesus e Judas, além de destacar a relação entre o filho de Deus e Maria Madalena, abordando o pecado da carne.

 

Abaixo informações sobre a mostra:

Mostra A Maior História de Todos os Tempos

Quando: 30 de março a 5 de abril

Hora: 21h

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

           Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.