Culturaliza Dicas Diversão Livros

I Circuito Literário da Fundação Torino

Em comemoração aos 15 anos, do artístico-cultural, Atentado Poético, a Fundação Torino Escola Internacional transformou-o em um Circuito Literário. Tendo o livro como homenageado e tema central de todas as atividades, a instituição preparou uma programação variada que envolve desde oficinas, que abordam as etapas do processo de criação e produção de uma obra literária, até uma grande Feira de editoras com diversas atrações voltadas ao público infanto-juvenil.

 

A ideia é reunir os alunos e toda a comunidade em um evento que contará com sarau poético-musical, mostra de curtas, editoras convidadas, arte gráfica, exposições, contação de histórias, literatura digital e bate-papo com autores e autoras de literatura jovem. A coordenadora do projeto, Daniela Guimarães Mendes, explica que com em 2018 “o Atentado Poético faz 15 anos, acharam que era o momento de ampliá-lo e transformá-lo em um Circuito Literário. Após uma fase de intensa experimentação de linguagens, o projeto reencontra suas origens na literatura. Ao longo de todos esses anos, já trabalhamos as artes plásticas, a música, a arte pública, a fotografia e até a cidade já foi tema do projeto. O diálogo com temas da contemporaneidade continuará a existir, mas sempre pelo viés literário”, ressalta.

 

A fundação ainda proporcionará a seus alunos, como parte das atividades comemorativas do Atentado Poético e da inauguração do seu I Circuito Literário, uma oportunidade de conhecer e vivenciar algumas etapas do processo de criação e produção de um livro, por meio de oficinas ministradas por profissionais de grande reconhecimento em suas áreas de atuação, como Nelson Cruz e Angelo Abu, respeitados ilustradores no mercado editorial brasileiro e internacional, que estiveram à frente das oficinas de ilustração; as escritoras Flavia Peret e Mariana Zande, também professoras do Curso de Estratégias Narrativas, foram as responsáveis pelas oficinas de Escrita CriativaFlavio Vignolli, conhecido produtor de artes gráficas em BH, proprietário da Tipografia do Zé, ministrou a oficina de tipografia e Alice Gontijo e Ana Paula Garcia, artistas gráficas e pesquisadoras das artes do livro, conduziram as oficinas de encadernação artística. 

 

A Fundação Torino reconhecida a 40 anos pela consolidada tradição científica e humanística, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, e oferece duplo diploma aos seus alunos, que, além de poderem estudar nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, estão preparados para os exames de seleção das melhores universidades americanas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, entre outros. Já o projeto Atentado Poético teve início em 2003, com a ideia de abandonar livros em espaços públicos, transformando a cidade em uma imensa biblioteca. Ao longo desses anos, o projeto foi crescendo e acabou transformando-se em um laboratório de experimentação de linguagens. Em sua 15a edição, o Atentado Poético inaugura uma nova etapa em sua trajetória e lança o I Circuito Literário da Fundação Torino. 

 

Abaixo informações sobre o circuito:

I Circuito Literário da Fundação Torino

 

Quando: 24 de março de 2018

Hora: Das 9h às 17h

Onde: rua Jornalista Djalma Andrade, 1.300 – Belvedere

Quanto: Entrada Gratuita

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.