Desde o dia 30 de janeiro o artista plástico mineiro Wendell Leal traz para a Casa Fiat de Cultura, uma reflexão sobre, onde encontramos refúgio nas grandes cidades?, com a exposição Refúgio Poético. Um dos projetos escolhidos no 2º Programa de Seleção da Piccola Galleria, a mostra conta com 12 aquarelas e uma tela pintada à tinta acrílica inspiradas no simbólico Parque Municipal Américo Renné Giannetti, fundado em 1897, no hipercentro de Belo Horizonte.
Wendell nasceu em BH no ano de 1974, é pós-graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard. Durante os estudos, procurou uma forma mais prática de traduzir suas inspirações artísticas e começou a pintar no ateliê de Pedro Augusto.
A atual pesquisa de Wendell, presente também na exposição “Refúgio Poético”, tem a cidade de Belo Horizonte, especialmente seu hipercentro, como tema de suas pinturas. “Refúgio Poético” nasce de uma contradição: busca no hipercentro de uma capital e seu ritmo intenso imagens que desaceleram o pensamento. “Nos meus trabalhos anteriores, inspirados em fotografias do centro urbano, a paleta com tonalidades de cinzas e pretos eram muito presentes. O parque surgiu como um local de refúgio dentro de uma cidade cinza e opressora”, explica o artista.
Sua paleta ganha, então, uma diversidade de cores que se contrapõem à aridez do cotidiano, e suas pinturas, a representação de um lugar imponente e exuberante e, ao mesmo tempo, sensível e acolhedor. A exposição remete também à memória afetiva dos habitantes com os espaços da cidade. O Parque Municipal fez parte da infância de Wendell e das histórias contadas por seus pais. A Mostra apresenta uma série de trabalhos que o artista desenvolve desde 2011 inspirados no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Não se tratam de paisagens, mas dos detalhes da vegetação, formada por árvores centenárias, nativas e exóticas.
Abaixo mais informações sobre a exposição:
Exposição “Refúgio Poético” – Wendell Leal
Quando: 30 de janeiro a 18 de março
Hora: Terça a sexta – das 10h às 21h |Sábados, domingos e feriados – das 10h às 18h
Onde: Casa Fiat de Cultura – Circuito Liberdade – Praça da Liberdade, 10 – Funcionários –
Quanto: Entrada Gratuita