Culturaliza Eventos Exposições

Museu Inimá de Paula recebe a mostra Reinado de Chico Calu

Através de fotografias, fardas, altares, santos de devoção, mastros, andores, cruzeiros e outros objetos que compõe a mostra Reinado de Chico Calu – Repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos, o museu Inimá de Paula homenageia o centenário da Irmandade e dá visibilidade a essa manifestação cultural e religiosa, evidenciando a riqueza da tradição afro-mineira em Belo Horizonte.

Fundada por Francisco Carolino no século XX, a Guarda de Moçambique e Congo Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos mantém a tradição afro-mineira e realizam festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, aos demais santos do panteão congadeiro, aos reinos negros e à ancestralidade. Eles também lutam pelo reconhecimento como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte, pelo tratamento de um córrego poluído que corta suas terras e pelo direito ao território sagrado que habitam, ameaçado por um projeto que prevê a remoção da comunidade e a construção de uma avenida no local.

A partir de uma narrativa estética que reproduz um terreiro de congado, o público terá acesso a mais de 30 fotografias das guardas da Irmandade impressas em tecidos e emolduradas com estandartes. Elas são registros dos últimos cinco anos de festejos e foram feitas pelo antropólogo e fotógrafo Patrick Arley e pelo fotógrafo Netun Lima. Além das imagens, a mostra apresenta um conjunto de objetos que remontam à religiosidade e sua celebração, instigando um olhar para o presente e o passado, para a cultura de matriz africana que se conformou no Brasil e seus rituais, e para o louvor e a tradição que se mantém por gerações.

 

Reinado de Chico Calu

Quando: 09 de dezembro de 2017 a 28 de janeiro de 2018

Hora: Dom 10:00 às 16:30 | Ter, Qua, Sex e Sab 10:00 às 18:30 | Qui 12:00 às 20:30

Onde: Museu Inimá de Paula – Rua da Bahia, 1201, Centro – Belo Horizonte/MG

Valor: gratuito

Informações: Museu Inimá de Paula – (31) 3213-4320 e 3222-9798 | Site oficial

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!