Culturaliza Dicas Exposições

Galeria Periscópio apresenta exposição inédita de Ana Linnemann

No próximo sábado, 28, de 11h às 17h, a Galeria de Arte Contemporânea Periscópio apresenta a última mostra individual do ano, a inédita Exposição de galeria + Anotações sobre a prática, da artista Ana Linnemann. Trata-se de uma versão expandida do projeto Exposição de Galeria, acrescida de trabalhos reunidos sob o título de Anotações sobre a prática com um total de 20 obras transitando entre a pintura e a escultura.

 

A exposição examina formatos comuns ao universo das galerias: pinturas e desenhos em condição de discordância. “Teremos uma máquina que chuta a parede em intervalos regulares, cuja denominação é ‘O artista’, sendo o ponto de partida de minha exposição”, conta Ana Linnemann.

 

O diretor da Galeria Periscópio Rodrigo Mitre explica que um dos motivos da mostra está na importância da artista para o cenário cultural. “A nossa proposta é sempre trabalhar com artistas de gerações distintas e Ana se encaixa em uma turma com um longo período de carreira, cuja produção é madura e já tem um caminho estabelecido com uma produção singular referencial também para muitos artistas em BH”, afirma. 

 

A artista trabalha a partir de uma trama de materiais, objetos e técnicas para verificar os formatos de pintura e desenho através de uma ótica de inversão. “À princípio, escolhi o alvo como imagem das pinturas por ser um motivo básico do universo produtivo (o alvo como meta), além das inúmeras referências à história da arte, como Jasper Johns, entre outros. Ao mesmo tempo, o alvo é uma estrutura que não sai de si mesma e, sendo a mesma sob qualquer ponto de vista, oferece uma narrativa sempre circular. As pinturas-alvo são o resultado de uma relação entre essa imagem e um processo de corte e dobra, subtraindo de um formato em que o valor é medido pelo tamanho e, dessa forma, permite pensar sobre o sistema de apreçamento ou a ideia de originalidade”, revela.

 

Exposição de galeria + Anotações sobre a prática

Quando: de 28/10 a 2/12

Onde: Galeria Periscópio – Arte Contemporânea (avenida Álvares Cabral, 534, Lourdes)

Horas: de 11h às 17h 

Horário Galeria: de segunda a sexta, das 10h às 18:30 e sábado, das 10h às 14h

Informações: (31) 3567-0881 / www.periscopio.art.br

Deixe o seu comentário