Dia 17 de setembro a publicação ‘O sorriso de João’ – de autoria da médica do Hospital da Baleia, Dra. Raquel Vilela – será destaque da roda de conversa ‘Os livros e os temas dolorosos na infância”, durante o 2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH) e 3ª Primavera Literária da LIBRE.
A Dra Raquel Vilela foi convidada para contar sua experiência como médica e autora do livro e para falar sobre a amizade que inspirou essa obra. Ela estará ao lado de Márcia Alves, que tratará de sua longa trajetória e militância no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo do debate é discutir como os livros podem ajudar a falar de temas difíceis, especialmente com as crianças.
A Obra tem ilustração do cartunista Dan Arrows e prefaciada por Maurício de Sousa, ela está em sua 2ª edição e conta a saga de um golfinho muito alegre e valente que mesmo com seu sofrimento nadava em direção ao futuro, conquistando todos com sua simpatia e bondade. De forma educativa e lúdica, a história tem o intuito de divulgar o ‘Setembro Dourado’, conscientizar os pais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e das visitas periódicas ao pediatra, além de tratar do processo de adoecimento e da morte com leveza e sensibilidade.
Setembro Dourado é uma campanha que alerta a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no país. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, são mais de 10 mil novos casos de câncer registrados nessa faixa etária por ano no Brasil. A doença merece toda atenção dos pais, pois os sintomas são facilmente confundidos com os de outras doenças comuns da infância. Daí a importância das visitas periódicas ao Pediatra. Se for diagnosticada precocemente, as chances de cura ficam em torno de 70%.
Informações sobre a roda de conversa:
Roda de conversa – Os livros e os temas dolorosos na infância’
Quando: 17 de Setembro
Hora: 10h30
Onde: Centro de Referência da Juventude – Praça da Estação, s/n, Centro
Quanto: Entrada Gratuita