Literatura

2ª Festival Literário Internacional – FLIBH e 3ª Primavera Literária

Em parceria com a terceira edição da Primavera Literária, da Liga Brasileira de Editoras Independentes (LIBRE), a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta a segunda edição do Festival Literário Internacional de Belo HorizonteFLI-BH, que acontecerá no Centro de Referência da Juventude (CRJ). 

 

Com objetivo de valorizar a leitura e a produção literária, a programação do festival contará com palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, feira de escritores e editoras independentes, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, mostra de cinema e literatura, bibliotecas para bebês e intervenções urbanas. Com toda programação é gratuita, e informações disponíveis no site www.flibh.com.br.

 

Segundo Fabíola Farias, coordenadora de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura, “a realização do FLI é uma conquista para a cidade, uma vez que contempla distintos aspectos demandados pelo setor, como a valorização da escrita literária como produção artística e cultural, a promoção dos escritores da cidade, o fortalecimento da economia do livro e, principalmente, a oferta de atividades que contribuem para a formação de leitores. Podemos dizer que o FLI materializa boa parte das diretrizes do Plano Municipal de Leitura, Literatura, Livro e Bibliotecas, construído coletivamente por representantes da sociedade civil e do poder público durante quase três anos de trabalho”.

 

O tema deste ano será Vozes de todos os cantos, que propõe trazer à cena a diversidade que a literatura expressa reunindo grupos que movimentam a cena literária na cidade e em diferentes partes do mundo, com curadoria Francisco de Morais Mendes e Adriane Garcia. Por isso contará com participações especiais como a poeta e educadora social Nívea Sabino, que usa a poesia como modo de resistência ao racismo, lesbofobia e sexismo; o escritor Rogério Coelho, que desenvolve há mais de oito anos o projeto Coletivoz,propondo encontros literários por meio de oficinas, saraus, batalhas de rima e poesia; Camila Félix e Vito Julião, integrantes do Circuito Metropolitano de Saraus, coletivo composto pelos saraus de BH e região que pretende promover os encontros de poesia e a circulação de pessoas por esses espaços na cidade. Além de homenagear escritora e jornalista Laís Corrêa de Araújo, personalidade influente no meio literário mineiro, como poeta, ensaísta, editora do Suplemento Literário de Minas Gerais e titular da coluna Roda gigante.

 

Informações sobre o evento

2ª Festival Literário Internacional – FLIBH e 3ª Primavera Literária

Quando: 14 e 17 de Setembro

Onde: Centro de Referência da Juventude – CRJ – Praça da Estação

Quanto: Entrada Gratuita

 

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.