Eventos Música

Orquestra Juvenil da Bahia comemora seus 10 anos de fundação na Sala Minas Gerais

Em 2007,  nascia na Bahia um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens. Para celebrar os 10 anos de fundação do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê em quatro cidades brasileiras. Em Belo Horizonte, o grupo se apresenta na Sala Minas Gerais. Sob regência de Eduardo Salazar e Ricardo Castro, que também atua como solista ao piano, a principal formação do Programa interpreta o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven, o Prélude à l’Après-midi d’un Faune, de Claude Debussy, e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.

 

As obras do repertório da turnê – que também abrange as cidades de Salvador, São Paulo e Campos de Jordão – refletem três estilos contrastantes, com abordagens de interpretação e realização diferentes. Debussy será executada sem partitura e sem maestro; o concerto de Beethoven surge em seu formato original, com o solista regendo do teclado; por fim, a sinfonia de Shostakovich, regida por Eduardo Salazar, representa o lema que inspirou a criação do NEOJIBA:  “Tocar e lutar”. Salazar é um importante expoente do El Sistema, programa de orquestras venezuelano criado pelo maestro José Antonio Abreu, em 1975.

 

Orquestra Juvenil da Bahia – Primeira formação NEOJIBA

 

Quando: 25 de julho de 2017

Hora: 20h

Onde: Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto – Belo Horizonte

Quanto: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia) | Ingresso Rápido ou na bilheteria da Sala Minas Gerais

Informações: Sala Minas Gerais – 4003-1212

Deixe o seu comentário

Fabiane Rodrigues
Taurina, mãe de dois gatos e Mestranda em Estudos de Linguagem. Apaixonada por manifestações e produções culturais, questões sociais e o empoderamento da mulher negra. E, claro, stalker profissional, formada pelo ID Discovery!