Colunas Destaque Por Onde Andei Turismo

Por Onde Andei: Turistando em BH – Parte 3 – Centro-Sul

A região centro-sul de Belo Horizonte é agraciada pela Serra do Curral, o que proporciona uma bela vista da cidade.

 

 

Placa indicativa na Rua do Amendoim

No alto da Avenida Afonso Pena, está a Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como a Praça do Papa. Ela ganhou este apelido após a visita ilustre do Papa João Paulo II em 1980, que ficou admirado com o nosso belo horizonte. A vista panorâmica da cidade, realmente, é de tirar o fôlego. Nas proximidades da praça, a Rua Professor Otávio Coelho Magalhães, conhecida popularmente com a Rua do Amendoim, atrai curiosos. Acredita-se que um carro desligado suba a ladeira da rua ao invés de descê-lá. Tudo isso acontece devido à uma ilusão de ótica, onde o pedestre acredita que a rua é uma subida, quando na realidade é uma descida.

 

 

 

 

Parque das Mangabeiras

O Parque Municipal das Mangabeiras é um dos maiores parques urbanos da América Latina. O lugar conta com trilhas em meio à mata, lago e cachoeiras. Além da natureza vasta, o visitante ainda encontra quadras poliesportivas, de tênis e de peteca, brinquedos para a garotada e uma arena para apresentações. A gigantesca  tirolesa de 800m de extensão e 70m de altura liga a Praça de Esportes do parque ao Mirante, garantindo além da dose de adrenalina, uma das vistas mais lindas de BH. O Parque funciona de terça à domingo, das 8h às 17h.

 

 

 

 

 

Mirante das Mangabeiras

O Mirante, por sua vez, é o lugar mais frequentado pelos casais da cidade. Localizado atrás do Palácio do Governador, o local fica aberto ao público todos os dias das 10h às 22h. Observar o horizonte iluminado à noite não tem preço, mas recomendo ir bem agasalhado para aproveitar ao máximo o passeio.

 

 

 

 

 

 

 

Parque Serra do Curral

Já o Parque Serra do Curral está logo após o Parque das Mangabeiras e é conhecido pelos seus 10 belos mirantes. A trilha de travessia da serra teve um trecho de aproximadamente 2,2km (entre os mirantes 3 e 8) interditado devido à necessidade de manutenção e vistorias no local para garantir a segurança dos visitantes. A trilha original que ligava os dois parques, o do Curral e o do Mangabeiras, foi reduzida apenas à 3 mirantes, mas tem previsão de reabertura para este ano. O parque funciona de terça à domingo, das 8h às 17h.

 

 

 

Com este post encerramos a trilogia dos pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte. Espero que com estes textos eu possa ter ajudado vocês a conhecerem um pouco mais nossa linda BH. Na próxima semana a “Por Onde Andei” irá lhe contar sobre um novo lugar em Minas, acompanhe a nossa coluna semanal!

 

 

Agenciamento e Excursões facebook.com/roadtourbh

Deixe o seu comentário