Culturaliza Diversão Eventos

7º Festival do Japão em Minas

Para fechar o mês de fevereiro em grande estilo, a capital mineira se transformará em um pedacinho da terra do sol nascente durante a realização do 7º Festival Japão em Minas, que ocorrerá nos dias 23,24 e 25 de fevereiro. Realizado desde 2012, é o maior evento do Estado sobre a cultura japonesa, terá nessa edição, como temática a mitologia, as divindades, as crendices, as lendas, os talismãs e amuletos da sorte.

 

Esse ano comemora – se os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. A data marca a história dos imigrantes que chegaram ao país em 1908, relembrando todo o processo de aprendizado e de adaptação de culturas tão contrastantes e tão complementares. Para celebrar, o evento contará com a exposição “A História dos Imigrantes Japoneses em Minas Gerais”, além de uma cerimônia budista em memória aos imigrantes pioneiros, com a presença de familiares vindos nas diversas caravanas de associações do interior do Estado.

 

E especialmente vindo do Japão para o evento, haverá a apresentação da dupla Waonwagi, composta pelo performer de Kendama, Yusuke Ito, e pelo artista de Shamisen, Pierre Ono. Entre as apresentações artísticas nacionais, estão confirmados grupos para mostrar a beleza e força da música e tradição japonesas: Hikari Daiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, de Brasília e Ishin Yosakoi Soran e Kagura do Brasil, de São Paulo. A dança dos dragões – Kagura – é geralmente apresentada nos santuários Xintoístas.  Além disso, o evento valoriza os grupos locais, com diversas apresentações em sua programação.

 

O Festival ainda terá diversas áreas, como as oficinas de cultura japonas gratuitas, os concursos Miss Nikkei Minas Gerais, de Moda Harajuku e de Cosplay, a exposição inédita Japan Dolls da Cultura Pop, a área de estandes institucionais e empresariais, saúde, games, gastronomia, bazares, entre outras. Uma novidade nesse ano, para conveniência do público, é a sua venda antecipada pela internet.

 

7º Festival do Japão em Minas

Quando: 23 a 25 de fevereiro de 2018

Horas: Dia 23/02 – sexta-feira – das 14h às 22h

Dia 24/02 – sábado – das 10h às 22h

Dia 25/02 – domingo – das 10h às 19h

 Onde: Expominas – Avenida Amazonas, 6200 – Gameleira

Quanto: R$ 16,00 inteira | R$ 8,00 meia-entrada – por dia de evento, vendidos on-line e na portaria do evento.

Mais informações: http://www.festivaldojapaominas.com.br/site/o-festival/

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.