Culturaliza Dicas Turismo

Por Onde Andei: Santuário e Serra da Piedade

O turismo religioso é um segmento super valorizado em Minas Gerais. Neste ano, o Santuário da Padroeira de Minas Gerais, localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, completa 250 anos e a programação festiva conta com missas, peregrinações, exposições e apresentações artísticas e culturais, que pode ser conferida no site. Irei mostrar agora alguns detalhes do local. 

 

 

Aos pés da serra se inicia a Via Sacra, onde os visitantes  vivenciam os passos da paixão de Cristo. Um conjunto de 15 painéis azulejares ilustram o caminho percorrido por Jesus.

 

Via Sacra – Percurso Longo

 

Uma das principais construções do Santuário é a Ermida da Padroeira. Com sua construção iniciada em 1767, foi responsável pela troca do nome da Serra que antes era chamada de Serra do Caité. Na ermida se encontra a imagem de Nossa Senhora da Piedade feita por Aleijadinho.

 

Ermida da Padroeira e Calvário.

 

Já a Igreja Nova das Romarias teve sua construção iniciada em 1974 e a arquitetura moderna como proposta. No seu interior, os murais de cerâmica fosca são baseados em temas bílicos, no evangelho de Lucas para ser mais exato, feitos pelo artista plástico Cláudio Pastro.

 

Igreja Nova das Romarias

 

O santuário conta também com um espaço para exposições. O caminho das Dores de Maria, onde relata momentos de sua vida, é completado com a hospedaria Casa dos Peregrinos Dom Silvério, o restaurante Espaço Dom João Resende Costa, a cafeteria Espaço Padre Virgílio Resi, uma biblioteca, o Calvário, a Cripta São José e o Observatório Frei Rosário.

 

Observatório Frei Rosário.

 

Além da estrutura do santuário, vale a pena observar as paisagens maravilhosas da Serra da Piedade, dando destaque à neblina presente nos dias frios, o clima de serra e um pôr-do-sol de tirar o fôlego. 

 

Deixe o seu comentário

Comments are closed.