Rua da Bahia
1341
Centro
O Movimento Feminista Mineiro Quem Ama Não Mata (QANM) dá prosseguimento às suas atividades político-culturais contra toda forma de violência à mulher e realiza o Seminário Leituras & Ações Feministas com a palestra “Memoricídio: o apagamento da história das mulheres na literatura e na imprensa”.
A palestrante será a professora doutora e pesquisadora da UFMG Constância Lima Duarte, na próxima segunda-feira, 05 de agosto, no Teatro da Cidade, com entrada gratuita.
“Memoricídio é o nome deste apagamento deliberado da história das mulheres, promovido pelo corporativismo masculino de professores, editores, jornalistas – intelectuais de maneira geral”, denuncia a próxima palestrante do Leituras & Ações Feministas, já dando o tom de sua abordagem, em formato de dívida intelectual e histórica em relação às primeiras mulheres escritoras no Brasil. E é esse sentimento de luta e paixão pelo resgate da memória feminina que move a pesquisadora feminista Constância Lima Duarte, há mais de 30 anos. Ela vai discutir sobre as relações entre feminismo, literatura e imprensa no Brasil, no contexto do que ela denomina “memoricídio feminino”.