Criada em 2014, a mostra audiovisual CineAfroBH: Quilombos urbanos, fé e cultura é a primeira do estado destinada exclusivamente à exibição de filmes produzidos por diretores afro-brasileiros. A mostra tem ainda o objetivo de promover a circulação de filmes com temáticas étnicas.
E, para 2019, já foram selecionadas as 10 películas que irão compor a programação, que tem previsão de início para junho e seguir até setembro, com oito sessões de cinema gratuitas, sendo quatro itinerantes de rua nas cidades de Belo Horizonte (MG), Salvador e Valença (BA), e quatro de contrapartida nas periferias da capital mineira. As sessões de rua acontecerão próximas às instituições culturais afro-brasileiras de quatro mestres de culturas de raiz de matriz africana, com trabalhos consolidados há mais de 20 anos.
As produções selecionadas são majoritariamente produzidas por realizadores afro-brasileiros, sendo 6 deles mineiros ou que sejam radicados em Minas Gerais há pelo menos dois anos. Desta forma, a Mostra CineAfroBH reafirma seu compromisso de valorizar o cenário audiovisual mineiro.
Filmes Selecionados:
- Road Movie à Moda Norte Mineira [Alexandre Naval, 2018, Montes Claros, MG]
- Dentro [Alisson Resende, 2018, Divinópolis, MG]
- Cabeceira do Turco [Cristiano Pereira da Silva, 2017, Conceição do Mato Dentro MG]
- Congado.DOC – do rosário à coroa [Dandara Andrade, 2016, Esmeraldas MG]
- Kabadio – Aqui o tempo não tem pressa, anda descalço. [Daniel Leite, 2016, Rio de Janeiro RJ]
- Favela em Diáspora [Gabriela Matos, 2017, Belo Horizonte MG]
- A Mulher da casa do Arco-Íris [Gilberto Alexandre, 2018, Campinas SP]
- Humanis Causa [Lucas de Jesus, 2018, Rio de Janeiro RJ]
- A Grande Ceia Quilombola [Rodrigo sena, 2017, Guimaraes MA]
- Quanto Vale? [Thiago Nascimento, 2016, Belo Horizonte MG]