Av. Pres. Antônio Carlos
821 - Lagoinha
Entre os dias 04 de junho e 07 de julho, o bairro da Lagoinha recebe o projeto “Moradores – A Humanidade do Patrimônio”, uma ação de ocupação do espaço público por artes integradas – exposição fotográfica em grande formato, produção audiovisual e contação de histórias – destinadas a promover a educação para e pelo patrimônio cultural.
Uma tenda estará montada em cinco pontos do bairro, com uma câmera a postos em um espaço convidativo àquele que desejar dar a sua versão da história do lugar, falar do seu ponto de vista, de seus valores e também dos desejos. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar filmar e fotografar, o morador, o ex-morador, o trabalhador ou frequentador – anônimo, popular ou mestre do saber – será chamado a se reconhecer como patrimônio cultural desse importante pedaço de Belo Horizonte e a contar sua história de afetividade com a Lagoinha.
Na etapa seguinte, todo o material – fotos, vídeos e depoimentos – será transformado numa exposição fotográfica em grande formato com 12 painéis (4m x 2m) de retratos dos “personagens da Lagoinha”, um filme documentário curta-metragem, um varal fotográfico e diversas intervenções pelas ruas, casas e prédios da Lagoinha. No dia 29 de junho, no Mercado da Lagoinha acontecerá a abertura da exposição dos retratos, a montagem do varal fotográfico onde cada morador poderá retirar uma cópia de sua foto, uma roda de conversa sobre Memória e Patrimônio e a exibição do filme documentário curta-metragem.
Confira as datas e locais onde estarão as tendas para registro dos depoimentos, sempre de 9h às 17h:
- 04/06 (terça-feira) – Praça 15 de Junho
- 05/06 (quarta-feira) – Rua Formiga, 140 (em frente ao Mercado da Lagoinha)
- 06/06 (quinta-feira) – Arena do Beco Sargento João Beraldo (Vila Senhor dos Passos)
- 07/06 (sexta-feira) – Rua Araribá, 235 (entre o Conjunto IAPI e a Pedreira Prado Lopes)
- 08/06 (sábado) – Rua Além Paraíba, 449 (em frente ao Supermercado BH)