Rua Espírito Santo
1502
Lourdes - Belo Horizonte
Daniel Jablonski estreia, nas Duas Galerias localizadas no Bistrô Teu Caso, sua instalação de arte contemporânea O Sono Louco – Quem vigia o vigia?, com curadoria de Wagner Nardy e mesclando investigação teórica e prática artística.
A fim de se autodiagnosticar como portador de um distúrbio do sono desconhecido, que consiste na impossibilidade de acordar na hora estipulada, o artista decide realizar uma experiência caseira: dormir durante um mês amarrado a um antigo relógio de ponto portátil.
O modelo de relógio foi muito utilizado no século XIX, para fiscalizar o cumprimento das rondas dos vigias noturnos em fábricas e galpões e, na experiência de Jablonski, funcionou para determinar de maneira estritamente mecânica quanto tempo ele leva para de fato despertar a cada manhã. A cada vez que ele sentisse estar acordando, acionava um mecanismo do dispositivo de controle que imprimia em uma bobina de papel a hora exata do seu despertar, possibilitando comparar a discrepância entre a hora estipulada do despertador e a hora marcada na bobina.
A instalação trará mais de 30 despertadores em funcionamento e apresentará o método e os resultados deste estudo de caso em primeira pessoa. Paralelamente a isso, um longo ensaio homônimo à instalação completará a obra conjugado à ciência dos sonhos de Freud, às estruturas de dominação do capitalismo industrial e ao amor louco dos surrealistas.