Exposição Menus da Belle Époque

A Sede do IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no bairro Floresta, recebe do dia 11 ao dia 26 de julho a exposição histórica “Menus da Belle Époque” –  a coleção de menus de D. Pedro II e a Belle Époque de Paris, coleção particular de André Boccato. A entrada é gratuita e às visitações podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h.

A mostra trará cardápios de restaurantes e jantares do século XIX, em painéis fotográficos, assim como menus de navios, recepções oficiais, hotéis e de cafés. A exposição é baseada na pesquisa que André Boccato fez durante nove anos, o que deu origem a sua própria coleção de menus parisienses da Belle Époque, e no livro “Os Banquetes do Imperador”, uma referencia a D. Pedro II.

Além dos menus acima descritos, os cardápios brasileiros que estarão presentes na exposição serão referentes a acontecimentos como: banquetes de Estado, inaugurações de estradas de ferro e eventos sociais no Rio de Janeiro, em São Paulo e em outros estados. Os cardápios são uma maneira de conhecermos a sociedade daquela época, seus costumes, gostos, e padrões estéticos, uma maneira de conhecermos um pouco mais da história.

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Deixe um comentário