Praça da Liberdade
450 – Funcionários
O Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado na Praça da Liberdade, recebe pela primeira vez em BH o espetáculo “Por que não vivemos?”, do dia 18 de outubro a 18 de novembro, de sexta a segunda, às 19h30h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Eventin ou na bilheteria do CCBB BH. A classificação indicada é a partir dos 16 anos.
A tradução e a montagem do espetáculo são da Companhia Brasileira de Teatro, o texto original de “Por que não vivemos?” é do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904), descoberto por meados dos anos 20, nos arquivos do irmão de Tchekhov após a sua morte, e publicado no ano de 1923. A adaptação brasileira conta com a direção de Marcio Abreu e o elenco é composto por: Camila Pitanga, Cris Larin, Edson Rocha, Josi Lopes, Kauê Persona, Rodrigo Bolzan, Rodrigo Ferrarini e Rodrigo dos Santos.
“Por que não vivemos?” aborda temas como: transformações sociais através das mudanças internas do individuo, conflito entre gerações, questões do homem comum e do pequeno que existem em cada um de nós, o legado para as gerações futuras, tudo isso no ponto certo entre o drama e a comédia, com múltiplas linhas narrativas.
A adaptação do espetáculo não se passa em um local definido, assim como não acontece no período em que fora escrito. Mas é ambientada em uma propriedade rural de uma jovem viúva, onde a história se passa em meio a uma grande festa, em que Platonov, um aristocrata falido, marca presença. Ele se tornou professor, por despeito e para camuflar sua revolta contra seu falecido pai e a sociedade. Bem articulado, brilhante e sedutor, ele é admirado e invejado. Seu reencontro com Sofia, um amor de juventude, reaviva seu desespero.
O espetáculo “Por que não vivemos?” estreou em julho deste ano no CCBB do Rio de Janeiro, passou uma temporada no CCBB Brasília mês passado. O próximo a receber o espetáculo, em 2020, será o CCBB São Paulo.