R. da Bahia
1201 - Centro
Entre os dias 25 e 30 de julho o Museu Inimá de Paula sediará a 2ª Mostra de Cinema Latino-Americano e Caribenho, o evento com entrada gratuita é uma iniciativa das embaixadas do continente latino e países do Caribe, em prol do fomento e desenvolvimento da cultura de suas regiões.
Serão transmitidas produções nacionais de 10 países, são eles: Bolívia, Cuba, Equador, Guatemala, Guiana, México, Nicarágua, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Abaixo cronograma das apresentações:
Bolívia – quinta-feira- 25 de julho – 19h30
Cuestuón de Fé (Questão de Fé)
Duração: 1:27:00 minutos
Gênero: Comedia
Classificaçâo: 18 anos
Diretor(es): Marcos Loayza
Sinopse: A bordo de um caminhão velho, três homens embarcam em uma viagem de La Paz à selva boliviana para entregar uma virgem em tamanho natural. Questões de fé encontradas e um resultado em que a noção de realidade é perdida.
Guatemala – sexta-feira – 26 de julho- 15h
Capsulas
Duração: 103 minutos Ano: 2011
Genero: Drama
Classificação: 16 anos
Direção: Verônica Riedel
Sinopse: Fonsi é um garoto aparentemente privilegiado de 12 anos de idade. Ao nos encontrarmos com sua família disfuncional, seu mundo começa a desmoronas em questão de horas. Devido a uma serie de eventos inesperados, cada personagem muda drasticamente, enfrentando uma dura realidade.
Nicarágua- sexta-feira – 26 de julho – 17h
1,2,3… a bailar (1,2,3… a dançar)
Duração: 60 minutos Ano: 2016
Gênero: Documental
Classificação: 12 anos
Direção: José Wheelock
Sinopse: Esta é a história do movimento corporal nicaraguense que se manifesta em três expressões da dança: a dança dos negros, que representa a memória ancestral e o sincretismo de um povo, a dança de salão que registra a passagem da história do Manágua e do psico-dança que dá movimentos para a vida das crianças com deficiência.
República Dominicana – sábado- 27 de julho – 15h
De pez en cuando
Direção: FRANCISCO VALDEZ
Duração: 80 minutos Ano: 2014
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia
Direção: Francisco Valdez
Sinopse: Ben, um escritor frustrado, decidiu acabar com sua vida. Mas quando a sua tentativa de suicídio é inadvertidamente interrompida por seu vizinho, que veio para pedir um favor, a sua vida entra em caos. Logo depois, uma série de desventuras irá trazer ao seu mundo um toque de realidade que ele precisava.
Uruguai- sábado – 27 de julho – 17h
Mr. Kaplan (Sr. Kaplan)
Duração: 98 minutos Ano: 2014
Gênero: comédia-drama
Direção: Álvaro Brechner
Sinopse (em português): Jacobo Kaplan (Héctor Noguera) está cansado da velhice e de sua rotina. Ansioso em fazer algo pelo qual será lembrado para sempre, ele fica com a pulga atrás da orelha após sua neta lhe contar que conhece um alemão que vive em uma praia distante, que tem o apelido de “nazista”. Impulsionado pela história da captura de Eichmann na Argentina, de onde foi levado para ser julgado em Israel pelos crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial, Jacobo acredita que o alemão é também um foragido do exército de Hitler. Com a ajuda do ex-policial Wilson Contreras (Néstor Guzzini), eles passam a investir o alemão e elaborar um plano para capturá-lo.
Equador – domingo – 28 de julho – 15h
Con alas pa´volar (Com asas pra voar)
Duração: 1h30 Ano: 2016
Gênero: Drama/Comedia
Direção: Alex Jácome
Sinopse: Tito é um menino cujo amor pelos seus pais é muito forte, ele é o único filho da família Nieves; Roberto é piloto enquanto Pamela é diretora de uma agência de publicidade. O amor do casal entra em crise, suas prioridades mudam e Pamela encontra consolo no magnata Adrian Montenegro. A escola é o refúgio da criança, seu diretor, o sr. González vai ensiná-lo a ter fé naquele “Deus do impossível” que reunirá sua família. A vida de Roberto toma um rumo inesperado, procurando os caminhos menos esperados para estar o mais próximo possível de Tito. Enquanto Pamela vive seu novo “amor”, o desafio de perdoar e pensar em uma nova oportunidade é o desafio de Roberto. Os planos que Tito fez em sua cabeça e sua fé em Deus são suas “asas pá voar”.
Guyana – domingo – 28 de julho – 17h
Brown Sugar Too Bitter For Me (Açúcar Mascavo, Amargo Demais Para Mim)
Duração: 119 MINUTOS Ano: 2013
Gênero: drama musical
Direção: Mahadeo Shivraj
Sinopse (em português): Açúcar mascavo, amargo demais para mim é uma história pungente de amor, devoção e injustiça social em uma plantação de açúcar na Guyana.
México – Segunda-feira- 29 de julho – 15h
La Leyenda De Una Máscara (A Lenda De Uma Máscara)
Gênero: drama/ mistério
Duração: 95 minutos Ano: 1991
Direção: José Buil
Sinopse: Quando El Ángel Enmascarado morre (lutador popular e protagonista de aventuras loucas em quadrinhos e filmes mexicanos), Olmo Robles, repórter opaco de uma publicação esportiva, recebe a missão de descobrir qual era a verdadeira personalidade do herói, que sempre estava escondido atrás da máscara. Em sua busca conduzida pelo álcool, Robles recolhe o testemunho de personagens-chave da vida do Anjo e descobre que o lendário mascarado defendeu com grande zelo sua dupla identidade, embora uma intriga sombria tramada por seus parceiros apaixonados ofusque a verdade.
Cuba – Segunda-feira – 28 de julho- 17h
Título Original El Benny
Gênero Drama
Duração 132 min Ano: 2006
Clasificação: 12
Diretor Jorge Luis Sánchez
Sinopse
Recém-chegado de México, onde consolidou sua carreira no final da década de 1940, Benny Moré é o artista que, através da música e da dança, encanta as multidões. Um político endinheirado o contrata para oferecer uma reunião dançante de matiz eleitoral. O desgaste da traição faz com que ele fracasse em seus esforços para armar a tão esperada banda de jazz e inadimple o contrato. Frustrado e sob os excessos do álcool e do sexo, sua vida torna-se caótica. Mas, com muito esforço, tenta voltar a reunir sua banda para ter sucesso. (FILMAFINIDADE).
Venezuela – terça-feira – 30 de julho – 15h
Bolívar, el hombre de las dificultades (Bolívar, o homem das dificuldades)
Direção: Luis Alberto Lamata
Duração: 01 hora 57 minutos Ano: 2013
Gênero: Drama
Sinopse: A Venezuela está em guerra. O país está dividido em duas metades. Há famílias inteiras separadas em lados opostos.Estamos em 1815 e a Segunda República cai estrepitosamente. O grande derrotado é Simón Bolívar, recém nomeado libertador, que sai fugitivo de Cartagena com a morte o perseguindo.
Bolívar chega à Jamaica em meio às piores dificuldades, sem dinheiro nem amigos. Procura ajuda de outras nações para libertar a América. A Europa lhe fecha as portas. O presidente do Haiti rebelde aceita recebê-lo e escutar suas propostas. Esta notícia devolve-lhe o ânimo. O que ele ignora é que ali mesmo já há um complô para assassiná-lo. A conjuração falha, mas Bolívar vai-se para o Haiti muito abatido.
No Haiti os problemas não cessam. Lá chegam os patriotas venezuelanos que fogem da queda Cartagena, dispostos a descer do pedestal de chefe ao Libertador. Em meio de uma acalorada assembleia, Bolívar propõe liberar os escravos para escândalo de muitos, mas será esta proposta a que muda os ventos de vitória a seu favor.
Bolívar parte do Haiti como comandante de uma pequena, mas corajosa frota, disposta a dar a vida por seus ideais. Inicia-se uma nova batalha das muitas que libertará o Homem das Dificuldades por levar a liberdade à América hispânica.