Calendar

out
26
sáb
Memorial da Vale recebe o artista barranqueiro Davi Nascimento de Jesus @Memorial Vale
out 26@11:00 am – dez 8@4:00 pm
Memorial da Vale recebe o artista barranqueiro Davi Nascimento de Jesus @ Memorial Vale

O Memorial da Vale, por meio do Edital Novos Artistas Mineiros no Memorial Minas Gerais Vale 2019, leva a Belo horizonte a mostra O suor da testa dentro dos marimbondos, do artista Davi de Jesus do Nascimento. A obra estará no Memorial Vale entre os dias 26 de outubro e 08 de dezembro. A entrada é gratuita.

O suor da testa dentro dos marimbondos apresenta um conjunto de obras feitas a partir da vivência do artista às margens do rio São Francisco, entre ossadas de peixes e fotografias da família com textos poéticos sobre as fotos. 

Com a curadoria de Júlio Martins e o comitê de seleção formado por Júlio Martins, Maria Angélica Melendi, Wagner Tameirão, Gabriela Brasileiro e Gustavo Rodrigues, a exposição reconstrói elementos do cotidiano, banhados em aspectos místicos e sagrados das águas sanfranciscanas, cuja ancestralidade densa é reconhecida no próprio rio, vinculado intimamente à sua memória familiar ribanceira.

dez
7
sáb
Luan Santana no Observatorio @Maro
dez 7@10:00 pm – dez 8@3:30 am
Luan Santana no Observatorio @ Maro

A casa Observatório faz 20 anos e para comemorar traz a turnê VIVA do cantor Luan Santana.

O show rola no sábado, dia 07 de dezembro, a partir das 22 horas trazendo todos os seus sucessos. O evento contará também com Du Monteiro, Rick e Ricardo, Clayton e Romário, Rick e Nogueira e promete uma noite animada e cheia de sofrência com muito sertanejo.

 

Quando: 7 de dezembro – sábado

Onde: Marô (R. Gabriela de Melo, 367 A – Olhos D’Água. BH/MG)

Horas: a partir das 22 horas.

1º lote: 100 reais ( unissex)

Vendas: https://lets.events/e/observatorio-20-anos

Classificação 18 anos.

dez
8
dom
BH se prepara para receber 1ª edição da Festa do Queijo
dez 8 dia inteiro
BH se prepara para receber 1ª edição da Festa do Queijo

Vem aí a primeira edição da Festa do Queijo, um encontro que reúne produtores queijos de diversos cantinhos de Minas como Serro, Araxá,Alagoa, Campo das Vertentes e Serra do Salitre. O evento contará com stands onde os visitantes vão poder experimentar texturas, aromas e sabores de queijos industriais e artesanais.

 

Além dos standes de degustação a festa ainda conta com música ao vivo, oficias de Harmonização, e atividades que envolve um dos ingredientes mais tradicionais da culinária mineira. Não fique de fora!

CCBB-BH e CASACOR Minas apresentam a exposição: Caravana Modernista @CCBB-BH
dez 8@9:00 am – 9:00 pm
CCBB-BH e CASACOR Minas apresentam a exposição: Caravana Modernista @ CCBB-BH

Inspirada pelo episódio – conhecido como Viagem da Descoberta do Brasil – a equipe da CASACOR Minas empreendeu a Caravana Modernista, uma jornada que permitiu uma viagem no tempo, revisitando aspectos artístico-culturais ligados à produção do período modernista no Brasil. De Belo Horizonte a Cataguases, na mesorregião da Zona da Mata, o roteiro de quatro dias também foi encorajado por outro motivo: Na última edição que marcou os 25 anos da CASACOR Minas, a mostra foi realizada pela primeira vez no Palácio das Mangabeiras, antiga residência oficial dos governadores do Estado de 1955. Com projeto paisagístico de Burle Marx e sugestões arquitetônicas de Oscar Niemeyer, o edifício mantém nítida a plasticidade das formas, característica que é típica da produção modernista.

 

A expedição que partiu do Palácio das Mangabeiras rumo à cidade de Cataguases, revela importantes fatos históricos e um rico acervo que apresentam o pioneirismo da produção modernista brasileira. Os resultados e materiais coletados poderão ser conferidos durante uma exposição no CCBB-BH entre 13/11 e 16/12. Viajar no tempo para revisitar aspectos artístico-culturais ligados à produção do período modernista do Brasil. Esse é o objetivo da Caravana Modernista. A ideia nasceu quando o idealizador da proposta traçou uma linha do tempo a partir do momento em que soube que a CASACOR Minas seria realizada no Palácio das Mangabeiras.

“A Barbárie também tem poesia” exposição de Pedro Moraleida @Galeria Manoel Macedo Arte
dez 8@10:00 am – 6:30 pm
"A Barbárie também tem poesia" exposição de Pedro Moraleida @ Galeria Manoel Macedo Arte

Parte da vigorosa e extensa produção do belorizontino Pedro Moraleida, interrompida precocemente com sua morte aos 22 anos, em 1999, está exposta na Galeria Manoel Macedo Arte. Com curadoria assinada por Marcos Hill e Manoel Macedo, “A barbárie também tem poesia” promete impactar os visitantes.

 

Dentre as obras escolhidas, figuram algumas séries de pinturas de médio e grande formato e uma considerável quantidade de desenhos ainda inéditos. Nenhuma estará à venda. O inestimável acervo deixado pelo jovem Moraleida
pertence a seus pais que, nos últimos anos, têm empreendido um formidável trabalho de divulgação desta coleção no Brasil e no mundo.

 

 

Bazar Hudson chega com mais de 400 novidades
dez 8@10:00 am
Bazar Hudson chega com mais de 400 novidades

Com a proposta de oferecer utensílios para casa com descontos de até 80%, o Bazar Hudson – maior evento outlet de utensílios e utilidades para o lar de Minas Gerais – inicia a última edição do ano no dia 29 de novembro, no Jardim Canadá, com uma novidade: o horário estendido na sexta-feira, até 21h, para atender os clientes que não podem ir às compras na parte da manhã. Serão cinco dias para o público aproveitar as ofertas. A feira ocorre no sábado (29), domingo (30) e nos dias 1º, 7 e 8 de dezembro. A entrada acontece mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal e fubá) ou um livro em bom estado.

 

Nesta edição, o Bazar conta com mais de 400 novidades, e o grande foco são os itens para decoração de Natal, decoração de mesa e mesa posta, como árvores, enfeites, jogos americanos, pratos Porto Brasil e Alleanza, faqueiros e taças. “Os artigos para o Natal são a grande demanda do público nessa época, tanto para decoração da casa ou da ceia, quanto para presentes. No Bazar Hudson, o cliente tem a possibilidade encontrar produtos para as diversas situações e economizar”, ressalta a fundadora e presidente da empresa, Renata Faria.

 

Cerca de 18 mil consumidores marcam presença durante o período de cinco dias. Para atender a grande demanda, o evento conta com uma estrutura de 2.480 m², mais de 250 colaboradores, serviços gratuitos de carregadores, empacotadores, recreação infantil e carrinho de bebê. Além disso, há uma área interna de alimentação, festival de food trucks, serviço de manobrista e a realização de sorteios diários.

Exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura” @Casa Fiat de Cultura
dez 8@10:00 am

 

Está em cartaz na Casa Fiat de Cultura, desde o dia 26 de novembro, a exposição “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”. O público pode visitar a exposição até o dia 01 de março de 2020, de terça a sexta das 10h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h, a entrada é gratuita.

A exposição destaca a trajetória dos imigrantes italianos e sua influência na vida cotidiana de brasileiros e argentinos. “Percorsi Italiani – 120 anos de história na Casa Fiat de Cultura”,   tem curadoria da jornalista e historiadora Cinthia Reis. Fazem parte da mostra mais de 100 imagens e fotografias históricas pertencentes ao acervo do Museu da Imigração (Arquivo Público de São Paulo), Museu Histórico Abílio Barreto, Arquivo Público Mineiro, Centro Storico FIAT e da FCA Group Argentina. Além da trajetória dos imigrantes, a mostra aborda também os meios de transportes utilizados por eles. As imagens escolhidas demonstram importantes marcos históricos, costumes, objetos, instituições, eventos, estéticas e estilos, das mais diversas épocas.

Os visitantes podem conferir os destaques da exposição, como: a bola do Palestra Italia (Cruzeiro) – time fundado por imigrantes italianos, datada de 1921; o livro de registro de entrada de imigrantes em Belo Horizonte; as reproduções de pôsteres publicitários da Fiat, produzidos por renomados artistas; um desenho original de Raffaello Berti – que fez mais de 500 projetos arquitetônicos em BH –; um passaporte italiano original, datado de 1909; um dos últimos quadros pintados por Amadeo Luciano Lorenzato (em 1990); um exemplar histórico do Fiat 147, lançado em 1979; uma foto de Minas Horizontina, primeira menina nascida na capital mineira, e descendente de italianos.

Durante o período da exposição (de 26/11 a 01/03/2020), o publico pode participar também de ações diversificadas do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, algumas sob agendamento e outras sujeitas a lotação. Visitas mediadas, que exploram a história da imigração e os contextos sociais da Itália, da Argentina e do Brasil, nesses 120 anos, serão feitas para grupos espontâneos ou por agendamento, através do telefone (31)3289-8910. Já para participar da atividade “Árvore da Italianidade”, que tem por objetivo a construção coletiva de uma árvore genealógica da italianidade em Minas Gerais, é necessário o agendamento prévio.

Confira abaixo outras ações do Programa Educativo da Casa Fiat:

Encontros com Patrimônio

12 de dezembro de 2019 – 10h às 13h

20 vagas – inscrições pela Sympla

Ateliê Aberto: Pop-Up de Natal

11 a 22 de dezembro de 2019 – de quarta a domingo

Entradas às 10h30, às 14h e às 16h

Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Passeio Cultural

12 de janeiro de 2020 – 10h às 13h

20 vagas – inscrições pela Sympla

Ateliê de Férias: A Velha Befana

15 a 26 de janeiro de 2020 – de quarta a domingo

Entradas às 10h30, às 14h e às 16h

Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Ateliê Aberto: Carnaval de Veneza em BH

1º a 21 de fevereiro de 2020 – de quarta a domingo

Entradas às 10h30, às 14h e às 16h

Participação livre, sujeita a lotação do espaço

Exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada” @Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube
dez 8@10:00 am – 7:00 pm
Exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada” @ Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube

A Galeria do Centro Cultural Minas Tênis Clube, recebe até o dia 2 de fevereiro de 2020, a exposição “Raymundo Colares: de volta à estrada”, ao todo são 30 obras compostas por guaches, gibis, gravuras e pinturas que contam a história do artista. Nascido na cidade de Grão-Mogol no ano de 1944, Raimundo iniciou sua carreira no mundo da arte em nos anos 60, quando a pop art norte-americana surgiu no Brasil.

 

Colares se inspirou em artistas como: Duchamp (1887 – 1968), Mondrian (1872 – 1944) e Delaunay (1885 – 1941), seu trabalho deixou um legado valioso para arte no Brasil. A exposição tem por finalidade contemplar Raymundo, pois a mostra é composta por trabalhos de outros artista em tributo.  “Mesmo com tão pouco tempo de trabalho com a arte, cerca de duas décadas, Raymundo Colares deixou uma assinatura na história da cultura nacional… Para o Centro Cultural Minas Tênis Clube é uma honra mostrar para o público as obras do artista”, diz o diretor de cultura do Minas, André Rubião.

Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital @CCBB BH
dez 8@10:00 am – 10:00 pm
Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital @ CCBB BH

A partir desta quarta-feira, 27 de novembro, a instalação Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital chega ao CCBB BH, a atração que conduz o visitante a uma viagem imersiva por sua vida digital permanece em cartaz até 29/12 com entrada gratuita.

 

Desenvolvida pela CACTUS e produzida pela Dell’Arte, a experiência que passou por São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Curitiba é baseada em fotos e mensagens publicadas pelos próprios usuários nas redes sociais e projetadas em dezenas de displays de LCD. Espelhos em todas as paredes, piso e teto da sala, resultam em uma sensação de universo infinito composto pelo conteúdo do próprio usuário.

 

Os padrões e as imagens se combinam pouco a pouco, resultando em uma colagem caleidoscópica abstrata com hashtags e legendas correspondentes aos momentos compartilhados. Ao longo de um minuto e meio o usuário experimenta um mergulho nos seus principais momentos: o nascimento de um filho, o casamento, uma viagem inesquecível. Quando as projeções estão chegando ao fim, as telas se apagam ao som de uma respiração rápida e ansiosa. Nessa hora o visitante fica com a sensação de ter vivido algo único, inusitado, como um sonho.

 

Abaixo passo a passo de como participar da exposição:

Para visitar o Museum of Me será preciso informar uma conta no Instagram, rede social utilizada como base para a execução do sistema, e seguir o perfil do CCBB Belo Horizonte no Instragram (@ccbbbh). O espaço permite a entrada de até três pessoas por vez, porém cada experiência será apresentada individualmente. É possível fazer fotos e compartilhar a experiência durante a jornada que dura pouco mais de um minuto. A entrada é por ordem de chegada.
 

“8º FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura” @Parque Mangabeiras/Praça das Águas
dez 8@2:00 pm – 6:00 pm
"8º FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura" @ Parque Mangabeiras/Praça das Águas

Entre os dias 05 e 08 de dezembro 8ª edição do FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura. Realizado pelo Grupo Girino, com o patrocínio da Belotur e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Festival oferece uma programação totalmente gratuita de apresentações teatrais, oficina e roda de conversa.

 

Nessa edição o Festival reúne 15 espetáculos de Teatro Lambe Lambe com artistas de Curitiba/PR, Brasília/DF, Rio Claro/SP, Catas Altas/MG e Belo Horizonte/MG. Também serão oferecidas: atividade educativa “Oficina Laboratório Teatro em Miniatura”, roda de conversa com participação do representante da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, além do lançamento da 8 edição da Revista Anima.

 

Abaixo programação geral para aproveitarmos o fim de semana:

Oficina Laboratório de Teatro em Miniatura
Datas: 05/12/2019 à 06/12/2019 |  Horário: 14:00 -18:00
Local: Biblioteca Pública Luiz de Bessa | Setor Infanto Juvenil

Endereço: Praça da Liberdade, 21 – Savassi, Belo Horizonte – MG

 

Mostra de espetáculos
Data: 07/12/2019 | Horário: 10:00 – 13:00
Local: Parque Mangabeiras  | Praça das Águas

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte – MG

 

Café Debate
Data: 07/12/2019 | Horário:  16:00 -18:00
Local: Parque Mangabeiras | Mirante

Endereço: R. Pedro José Pardo, 1000, Mangabeiras, Belo Horizonte – MG

 

Mostra de espetáculos
Data: 08/12/2019 | Horário: 09:00 – 13:00
Local: Parque Mangabeiras  | Praça das Águas

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes, 580, Bairro Mangabeiras, Belo Horizonte – MG