Entre os dias 19 e 22 de março, o Palácio das Artes, na Capital mineira, recebe a segunda edição do projeto BITITA Festa da Palavra (Luz–Palavra–Imagem), evento gratuito dedicado à literatura, à leitura e às interseções da palavra com outras linguagens artísticas. Inspirado em Carolina Maria de Jesus, BITITA (apelido de infância da autora e título de um de seus diários) nasce como um gesto de reconhecimento à potência de uma mulher que escreveu a partir da margem e transformou sua própria vida em literatura. Nesta edição, o projeto amplia sua proposta e investiga a palavra expandida, em diálogo com a luz, a imagem e o audiovisual, reunindo mostra de cinema, exposição, mesas de debate, oficina, lançamento de livros e projeções de poesia visual. O projeto tem patrocínio da Cemig via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Clóvis Salgado e do Circuito Liberdade.

Segundo a realizadora Luciana Salles, a segunda edição marca um avanço conceitual do projeto. “Nesta edição da BITITA, propomos pensar a palavra em diálogo com a luz, com o cinema e com as artes visuais, ampliando as formas de leitura, fruição e reconhecimento da palavra como elemento disparador de muitas realidades”, diz. De acordo com ela, na primeira edição o foco estava na formação de novos leitores, especialmente do público infantojuvenil. “Agora o projeto avançou para a ideia da palavra expandida em diferentes formas de expressão. A homenagem à Carolina segue absolutamente atual porque fala de uma mulher cuja palavra é matéria viva. Hoje, sua vida e obra se multiplicam em diferentes formas de expressão, reaparecendo no cinema, no teatro, nas artes visuais, na música, nas ruas e nos encontros coletivos. Nessa pluralidade, Carolina tornou-se figura polifônica e multifacetada.”
Um dos grandes destaques desta edição é a exposição “A primeira vez que voei foi na pág. 35”, a primeira individual da artista Maré de Matos em Belo Horizonte, que já está em cartaz na Galeria Mari’stella Tristão, no Palácio das Artes.
A mostra de cinema, um dos eixos centrais desta edição, tem curadoria da Pimenta Filmes, assinada por Alexandre Pimenta e Beatriz Goulart, e reúne clássicos do cinema brasileiro, produções contemporâneas, filmes experimentais, mini documentários e videopoemas que dialogam com literatura, artes visuais, memória, corpo, identidade e ancestralidade.
Programação Completa:
19 de março | quinta-feira
18h – Sala Juvenal Dias
Abertura oficial
Bitita: Festa da Palavra (Luz–Palavra–Imagem)
19h – Galeria Mari’Stella Tristão
Visita guiada à exposição “A primeira vez que voei foi na página 35” da artista Maré de Matos
20h – Projeções | Jardim interno
20 de março | sexta-feira
Mostra de Cinema – Cine Humberto Mauro
16h – Barravento (1962), de Glauber Rocha – Drama – 78 min
18h – Série Artérias – Minidocs de Helena Bagnoli
Sessão 1
Castiel Vitorino Brasileiro (12’)
Antonio Obá (13’)
Uýra (13’)
Luana Vitra (13’)
Rafa Bqueer (14’)
19h30 – Exibição de curtas da artista Maré de Matos:
Estudos sobre justiça (14:43) e Outros nomes para a dignidade (22:41)
20h – Mesa de debate 1
Museu das Emoções: Leituras decoloniais na obra de Maré de Matos
Com Maré de Matos | Mediação: Tatiana Carvalho Costa
20h – Projeções | Jardim interno
21 de março | sábado
10h30 – Mesa de debate | Sala Juvenal Dias
Luz-Palavra–Imagem: construtivo, intuitivo e orgânico
Com Angélica Freitas, Preto Matheus e Sylvia Amélia
Mediação: Renato Negrão
12h – Lançamento de livros de autores convidados | Jardim interno
Livros:
Porca Gorda – Jéssica Balbino
Escrevam-me – Renato Negrão
Mostra Monstra – Angélica Freitas
15h – Oficina | Midiateca João Etienne Filho
Oficina Traço e Verso: uma oficina de poesia e desenho – com Angélica Freitas
15h – Mesa de debate | Sala Juvenal Dias
Arte como circulação viva da memória: Emoção, corpo e imagem contra a narrativa hegemônica – Com Wilson de Avelar e Paulo Nazareth
Mediação: Helena Bagnoli
16h – Sessão de Cinema | Cine Humberto Mauro
Minidocs
Cosmococa, de Neville D’Almeida / Hélio Oiticica (8’)
Série Artérias
Paulo Nazareth (13’)
Jaider Esbell (13’)
Denilson Baniwa (13’)
Carmézia Emiliano (13’)
Rosana Paulino (13’)
18h – Sessão de Cinema Contemporâneo | Cine Humberto Mauro
Vaga Carne, de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. (45’)
Videopoemas de Ana Martins Marques: Três Ipês (1’40”); Visitas (2’54”); O que eu sei (56”)
Sobre o Amor, de Pedro Moraleida (9’31”)
19h30 – Mesa de debate | Sala Juvenal Dias
Voz, corpo e imagens insurgentes na escrita contemporânea
Com Jéssica Balbino e Brisa Marques
Mediação: Luciana Salles
20h – Projeções | Jardim interno
22 de março | domingo
17h30 – Sessão de Cinema | Cine Humberto Mauro
Memórias Póstumas de Brás Cubas (2001), de André Klotzel
19h – Sessão de Cinema | Cine Humberto Mauro
Série Artérias
Josi (12)
Isael e Sueli Maxakali (13′)
Thiago Gualberto (13′)
Sonia Gomes (12′)
Nei Xakriabá (13′)
Gustavo Caboco (13″)
Maxwell Alexandre (13″)




