Belo Horizonte Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo Mineirês

BH se transforma na Capital da Cerâmica de 5 a 8 de dezembro

A já tradicional Feira de Cerâmica de Minas Gerais chega à sua 38ª edição de 5 a 8 de dezembro no Mercado Central em Belo Horizonte, com entrada gratuita. Em 2025, o evento celebra o marco de 26 anos valorizando a cerâmica artesanal, reunindo artistas, mestres, iniciantes, fornecedores e amantes da cerâmica em um dos encontros mais importantes do segmento no Brasil.

 

Ao todo, serão 52 ceramistas mineiros, representando a diversidade de técnicas, estéticas e trajetórias que compõem o panorama da cerâmica no estado. O público encontrará peças utilitárias, esculturais, decorativas, autorais e contemporâneas, além de demonstrações, palestras, oficinas e lançamentos.

 

 

Feira de Cerâmica no mercado central – Credito: João Drickson

 

 

Neste ano, participam artistas de cidades como Belo Horizonte, Nova Lima, Rio Acima, Brumadinho, Serra do Cipó, Nova Era, Governador Valadares, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Betim, Esmeraldas e  Igarapé em Minas Gerais, além de Paraty (RJ) e Florianópolis (SC).

 

Programação completa:

05/12, sexta-feira:
17h:
Abertura com os ceramistas Erli Fantini e Emmanuela Tolentino com uma palestra sobre o tema: fornos a lenha de alta temperatura.

 

06/12, sábado:
10h: Oficina de Cerâmica para crianças – gratuito
(10 vagas com inscrição no local)
10h30: Fernando Poletti lança o livro “Manual de Construção da Cabeça Humana” e demonstração de escultura ao vivo
14h: Tito Tortori realiza a palestra: Esmaltes cerâmicos: mágica ou ciência?
Entendendo o princípio básico da formação de superfícies vítreas.
15h: Palestra Internacional com o Professor José Luiz de Almeida Silva sobre “A Cerâmica e a Azulejaria no Mundo: Uma visão da Azulejaria e Cerâmica Artística em Portugal; um projeto para a internacionalização da Cerâmica de Minas Gerais” – com mediação de Paulo Rogério Lage, da Saramenha Artes e Ofícios (Ouro Preto, MG)

 

07/12, domingo:
10h:
 Cecília Vecchi fala sobre Criatividade com Direção: como transformar o fazer cerâmico em expressão e identidade
11h às 13h: Flávia Pircher apresenta Monoqueima: técnica, mitos e possibilidades – fundamentos técnicos e demonstração ao vivo
13h: Luciana Rena fala sobre Caminhos de Antônio Cordeiro Na Trilha da Cerâmica
Antônio Cordeiro, um dos grandes nomes da cerâmica no Brasil, dedicou 16 anos à pesquisa e criação, impulsionando a cerâmica em diversas cidades.

 

08/12, segunda (feriado):
10h: Daniel Quintão da Oficina Terra (Nova Era/MG) fala sobre a implementação de uma oficina de cerâmica na fazenda, seus desdobramentos e adaptações a partir das surpreendentes demandas locais, individuais e coletivas
11h30: Flávia Santoro faz uma exibição de vídeos sobre a exposição Transmutação, além das técnicas de Buraco e Esculturas a partir do torno. Em seguida, roda de conversa sobre as respectivas técnicas.

 

Mais informações:
38ª Feira de Cerâmica de Minas Gerais
Onde:
 Mezanino do Mercado Central de Belo Horizonte
Av. Augusto de Lima, 744 – Centro
Data: 5, 6, 7 e 8 de dezembro de 2025
Hora:
Sexta (5/12): 9h às 19h (acesso ao Mercado até 18h)
Sábado (6/12): 9h às 19h (acesso ao Mercado até 18h)
Domingo (7/12): 9h às 15h (acesso ao Mercado até 13h)
Segunda/feriado (8/12): 9h às 15h (acesso ao Mercado até 13h)
Entrada e programação gratuitas
+ Informações:
 pelo Instagram da feira @feiradeceramicamg

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.