Belo Horizonte Culturaliza Dicas Gratuito ou a baixo custo

Seminário Beagalê: discute práticas de inclusão nas bibliotecas públicas de BH

Nesta terça-feira e quarta-feira, dias 20 e 21 de maio, a Funarte MG recebe o 14º Seminário Beagalê. Criado em 2007 com o objetivo de promover encontros e discussões nos campos da leitura, literatura, livros e bibliotecas, o tema do Beagalê, nesta edição, é “Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas: perspectivas sobre a democratização do acesso”. Durante dois dias de seminário, serão ofertadas mesas redondas, conferência e oficinas com especialistas no tema, no intuito de encontrar caminhos para o aprimoramento do atendimento, nas bibliotecas, de públicos diversos como: pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno bipolar, depressão, esquizofrenia, entre outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento. As inscrições para participação na programação são gratuitas e podem ser feitas pelo Google Forms. O 14º Seminário Beagalê é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Lumiar.

A abertura do seminário, na terça-feira (20/05), será a partir das 9h30. Durante a manhã, o público terá acesso à conferência “Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas: perspectivas sobre a democratização do acesso”, com Galeno Amorim, jornalista, autor de 18 livros, ex-presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco, responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), e atual presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura. Sob mediação de Kátia Mourão (Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte), a proposta para a mesa de abertura é abordar formas de potencializar o uso da biblioteca como ferramenta de inclusão sociocultural da comunidade local.

No mesmo dia, na parte da tarde, os trabalhos ocorrem das 13h30 às 15h30, com a mesa de debate “Arte e inclusão: o fazer artístico e cultural”, em que serão compartilhadas experiências inclusivas nos campos da literatura e música, com foco na promoção da saúde mental. Um dos convidados é Sandro Boaventura – ator, psicanalista, formado em Letras pela UFMG, atualmente mediador de oficinas de “Letras e Performance” na rede de Saúde Mental do SUS-BH. Também participa da mesa a musicoterapeuta e fundadora da Galeria AUT, Meiry Geraldo, que integra a CADDA MG e a diretoria da ASATEA MG. A mediação é de Alison Barbosa (Bibliotecário do Centro Cultural Vila Marçola). Em seguida, das 16h às 18h, será oferecida a oficina Introdução à Biblioterapia e o uso do acervo das bibliotecas públicas, ministrada pela bibliotecária, psicóloga, doutora e mestre em Ciência da Informação, Marina Nogueira.

Na quarta-feira, (21/05) a agenda abre, às 10h, com o tema “A biblioteca como espaço de cuidado e acolhimento:  experiências intersetoriais”. Participam da mesa de debate Wellington Tibúrcio – Gerência da Rede de Saúde Mental, Diretoria de Assistência à Saúde e Secretaria Municipal de Saúde/PBH; Adriana Pedrosa da Secretaria Municipal de Educação/PBH e Flávio Oliveira- Secretaria Municipal de Educação/PBH. A mediação é de Priscila Miranda (Bibliotecária do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira). O objetivo é contribuir para a criação e o fortalecimento da biblioteca como espaço de cuidado voltado para abarcar todos os públicos, trazendo a transdisciplinaridade e a intersetorialidade como instrumento de articulação entre os setores diversos, numa troca de saberes e experiências. No mesmo dia, a partir das 14h, Juliana Morganti, professora e biblioterapeuta certificada pela escola inglesa Book Therapy /UK, ministra oficina sobre Saúde mental das(os) profissionais que atuam nas bibliotecas.

A Diretora de Promoção dos Direitos Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Bárbara Bof, destaca que “o tema desta edição é resultado de percepções e discussões trazidas pelas equipes das bibliotecas públicas da FMC e que são fundamentadas por suas vivências e por pesquisas em torno dos impactos significativos da pandemia na saúde mental das pessoas, e que sabemos, aconteceram não somente na esfera municipal, mas em dimensão nacional e mundial. Para a discussão, o seminário conta também com a participação de  profissionais das secretarias de Educação e Saúde, em especial da Saúde Mental, trazendo a transdisciplinaridade e a intersetorialidade como instrumento de articulação entre os setores diversos, numa troca de saberes e experiências.”

Mais informações:

Prefeitura realiza o 14º Seminário Beagalê

20 e 21 de maio, terça e quarta-feira

Onde: Funarte MG (Rua Januária, 68 – Centro)

Programação gratuita

Inscrições pelo Google Forms: link bit.ly/InscriçõesBeagalê

20/05 – Segunda-feira
9h30 às 12h: Conferência de abertura: “Práticas inclusivas em saúde mental nas bibliotecas públicas: perspectivas sobre a democratização do acesso”
Convidado: Galeno Amorim, Jornalista, autor de 18 livros, ex-presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco, responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e atual presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura.
Mediação: Kátia Mourão – Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte
Sinopse: A conferência de abertura abordará formas de potencializar o uso da biblioteca como ferramenta de inclusão sociocultural da comunidade local.

13h30 às 15h30: Mesa de debate 1 – Arte e inclusão: o fazer artístico e cultural
Sandro Boaventura, Licenciado e bacharel em Letras, ator, psicanalista, mediador das oficinas de “Letras e Performance” na rede de Saúde Mental do SUS-BH.

Meiry Geraldo, Musicoterapeuta e fundadora da Galeria AUT, é integrante da CADDA MG e da diretoria da ASATEA MG.
Mediação: Alison Barbosa – Bibliotecário do Centro Cultural Vila Marçola
Sinopse: A mesa abordará as experiências em arte e inclusão nos campos da literatura e música, com foco na promoção da saúde mental.

16h às 18h: Oficina 1 –  Introdução à Biblioterapia e uso do acervo das bibliotecas públicas
Marina Nogueira- Bibliotecária, psicóloga, doutora e mestre em Ciência da Informação.

Sinopse: Nesta oficina, serão introduzidos os conceitos básicos da Biblioterapia, suas origens, sua metodologia e sua função terapêutica para desenvolvimento pessoal. Será abordado também alguns pontos das bases psicológicas e filosóficas descritas na literatura da área. Na prática, haverá a elaboração, em grupo (o), de um projeto de Biblioterapia, no qual colocaremos em prática os elementos apresentados na exposição dialogada.

21/05 – Terça-feira
10h às 12h: Mesa de debate 2 – A biblioteca como espaço de cuidado e acolhimento:  experiências intersetoriais
Wellington Tibúrcio – Gerência da Rede de Saúde Mental – Diretoria de Assistência à Saúde – Secretaria Municipal de Saúde – PBH
Adriana Pedrosa – Gerência de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação – PBH

Flavio Couto – Secretaria Municipal de Educação – PBH
Mediação: Priscila Miranda – Bibliotecária do Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira

Sinopse: A mesa abordará as formas de contribuir para o fortalecimento da biblioteca como espaço de cuidado voltado para o acolhimento de todos os públicos, trazendo a transdisciplinaridade e a intersetorialidade como instrumento de articulação entre os setores diversos, numa troca de saberes e experiências.

14h às 16h: Oficina 2 – Saúde mental das(os) profissionais que atuam nas bibliotecas

com Juliana Morganti, professora e biblioterapeuta certificada pela escola inglesa Book Therapy /UK.

Sinopse: A oficina tem o objetivo de trabalhar a temática da saúde mental das/os profissionais que atuam nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, usando recursos da Biblioterapia.

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.