Culturaliza Destaque Dicas Diversão

Redes Sociais na promoção de negócios femininos

*Por Camila Nogueira, jornalista e fundadora da Agência Uaauge

As redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para a promoção e crescimento dos negócios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, a presença on-line é uma realidade para a maioria dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com o estudo, sete em cada dez pequenos negócios possuem perfis nas redes sociais. Além disso, uma outra pesquisa sobre o perfil empreendedor no Brasil, feita pelo Sebrae, apontou que nos últimos anos, a quantidade de mulheres empreendedoras cresceu em 30%. Destacando assim, a importância dessas ferramentas para o empreendedorismo feminino.

Segundo o Sebrae, o Instagram está como a rede social mais popular entre os empreendedores, com 64% de preferência. A plataforma se destaca por seu apelo visual, permitindo que as empreendedoras compartilhem imagens e vídeos dos seus produtos e serviços de forma mais atrativa. Além disso, oferece diversas ferramentas, como stories e reels, que facilitam a interação com os seguidores e a criação de vários tipos de conteúdo.

Apesar disso, o Facebook, com 41% de preferência, é a segunda rede mais utilizada. Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o Instagram, o Facebook ainda é relevante, especialmente para atingir um público mais amplo e diversificado. Sendo assim, as empreendedoras podem criar páginas de negócios, grupos e eventos, permitindo uma interação direta com a comunidade e a promoção de seus produtos.

Em terceiro lugar, a pesquisa apontou que com 6%, está o LinkedIn, a principal plataforma para networking profissional. Para as mulheres que buscam expandir suas redes e estabelecer parcerias comerciais, o LinkedIn oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de carreiras e negócios. A plataforma é ideal para compartilhar conquistas profissionais, participar de grupos de discussão e publicar artigos, fortalecendo a presença profissional das empreendedoras.

Embora o TikTok, com 3%, ainda seja uma plataforma emergente no cenário empresarial, seu crescimento rápido e seu formato de vídeos curtos e criativos tem atraído mulheres empreendedoras, que buscam inovar na forma de se comunicar com o público.

Diante deste cenário, concluo que a transformação digital tem sido uma aliada poderosa para as empreendedoras brasileiras. As redes sociais não são, apenas canais de comunicação, mas ferramentas estratégicas que potencializam a visibilidade e o crescimento dos pequenos negócios. Com uma presença on-line estratégica e forte, as empreendedoras podem alcançar novos públicos, fidelizar clientes e construir marcas sólidas, contribuindo para um mercado mais inclusivo, qualificado e diversificado.

 

Deixe o seu comentário

SIGA O CANAL DO CULTURALIZA NO WHATSAPP

O Culturaliza BH está agora no WhatsApp.

O guia completo de Belo Horizonte com agenda de shows, eventos, exposições, teatro, gastronomia e notícias sobre a cidade.

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)