Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Teatro

Ficções com Vera Holtz, no Sesc Palladium

Festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, abre sua programação de 2024, trazendo novamente a Belo Horizonte o espetáculo sucesso de público: Ficções.

 

A peça, que marca o retorno de Vera Holtz aos palcos depois de três anos, teve seu roteiro criado a partir do best-seller Sapiens – uma breve história da humanidade, do professor e filósofo Yuval Noah Harari, que vendeu mais de 23 milhões de cópias em todo o mundo, e que fala da capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiro, nações…o que foi ou não inventado? Mas, apesar dessa habilidade inédita e revolucionária que alçou nossa espécie à condição de “donos” do planeta, seguimos inseguros e sem saber para onde ir. Idealizado pelo produtor Felipe Heráclito Lima e escrito e encenado por Rodrigo Portella,  o monólogo, que teve uma bem sucedida estreia de crítica e público por onde passou e cumpre nova temporada em BH dias 24, 25 e 26 de janeiro, no grande teatro do Sesc Palladium, sempre às 20h. Os ingressos estarão à venda pelo  site https://site.bileto.sympla.com.br/sescpalladium/  e na bilheteria do teatro.

 

 

FOTO: ALE CATAN

 

 

Publicado em 2014, o livro de Harari afirma que o grande diferencial do homem em relação às outras espécies é a sua capacidade de inventar, de criar ficções, de imaginar coisas coletivamente e, com isso, tornar possível a cooperação de milhões de pessoas – o que envolve praticamente tudo ao nosso redor: o conceito de nação, leis, religiões, sistemas políticos, empresas etc. Mas também o fato de que, apesar de sermos mais poderosos que nossos ancestrais, não somos mais felizes que estes. Partindo dessa premissa, o livro indaga: estamos usando nossa característica mais singular para construir ficções que nos proporcionem, coletivamente, uma vida melhor?

 

 

“É um livro que permite uma centena de reflexões a partir do momento em que nos pensamos como espécie e que, obviamente, dialoga com todo mundo. Acho que esse é o principal mérito da obra dele”, analisa Felipe H. Lima, que comprou os direitos para adaptar o livro para o teatro em 2019.

 

Instigado pelas questões trazidas pelo livro e pela inevitável analogia com as artes cênicas – por sua capacidade de criar mundos e narrativas – o encenador Rodrigo Portella criou um jogo teatral em que, a todo momento, o espectador é lembrado sobre a ficção ali encenada: “Um dos principais objetivos é explorar o sentido de ficção em diversas direções, conectando as realidades criadas pela humanidade com o próprio acontecimento teatral”, resume.

 

 

Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo. Canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca, instiga a plateia e interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, e às vezes é a própria atriz falando. “Eu gosto muito desse recorte que o Rodrigo fez, de poder criar e descriar, de trabalhar com o imaginário da plateia”, destaca Vera.

 

 

Mais informações:

Ficções, com Vera Holtz

Classificação indicativa |12 anos

Duração | 80min

Quando: 24, 25 e 26 de janeiro de 2024.

Hora: de quarta a sexta, sempre às 20h

Onde: Teatro I Grande Teatro do Sesc Palladium

Endereço | Avenida Augusto de Lima, 420

Quanto: Ingressos à venda:

 https://bileto.sympla.com.br/event/90000/d/232771?_gl=1*1u7enba*_ga*MTIzNDAyOTg4NC4xNjYxNzczNjQ5*_ga_KXH10SQTZF*MTcwMzYzNjgxNy42MC4xLjE3MDM2MzY4MjAuMC4wLjA.

ou na bilheteria do teatro.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.