Destaque Variedades

Palestra de Fayda Belo marca lançamento do Manual Antirracista do NWADV

Crédito: Divulgação. 

 

Elaborado pelo Instituto Nelson Wilians (INW), em parceria com o Nelson Wilians Advogados (NWADV), o manual emerge como uma ferramenta na desconstrução dos pensamentos e comportamentos racistas, que, lamentavelmente, se tornaram uma norma em nossa sociedade.

 

Além de contextualizar o racismo em suas raízes históricas, o documento aponta as várias formas de discriminação racial que permeiam nosso cotidiano, buscando sensibilizar e educar para instigar uma transformação cultural profunda e imprescindível.

 

Na abertura da palestra, o presidente do NWADV, Nelson Wilians, e a presidente do INW, Anne Wilians, destacaram a importância do manual no combate ao racismo e na inclusão de uma força de trabalho que verdadeiramente representa nossa sociedade. “Precisamos estar engajados para que essas mudanças aconteçam em nossas vidas e empresas. Temos que, de fato, responder às nossas responsabilidades”, afirmou Nelson Wilians. A presidente do INW ressaltou a importância de se promover um ambiente de trabalho inclusivo e livre de racismo, não apenas como um dever moral, mas também como um investimento vital para qualquer empresa, e convidou à reflexão. “Vocês têm que ter certeza que estão numa empresa que se posiciona contra o racismo”, disse Anne Wilians.

 

Durante sua apresentação, a advogada Fayda Belo, especialista em crimes de gênero e Direito Antidiscriminatório, falou sobre a maneira que nossa cultura contribuiu para a perpetuação do racismo e destacou como, infelizmente, essa problemática continua enraizada em nossa sociedade, ainda nos dias atuais. “Por que todos os dias pessoas negras sofrem racismo, se existem leis?” perguntou Fayda. A resposta, de acordo com a ativista, “é porque racismo não se combate com leis, mas com antirracismo”. Fayda destacou a necessidade de se adotar uma abordagem ativa e consciente para promover uma mudança cultural e social mais ampla. Segundo ela, o antirracismo requer o engajamento de toda a sociedade, não apenas do governo, para erradicar a discriminação racial em todas as suas formas.

 

A ativista ainda fez um chamado às corporações. “Mais importante ainda do que olhar para a pluralidade é olhar para o prisma da competência, existem pessoas negras que podem ocupar todos os espaços”. E para transformar essa percepção, disse Fayda, “esse ambiente (corporativo) precisa ser preparado, precisa ter letramento racial e práticas de inclusão”.

 

Fayda também destacou a importância de erradicar o racismo recreativo. “Essa história que era para ser só uma piada não pode existir. Tudo que dói no outro e alimenta a exclusão não pode ser engraçado”. Encerrando sua fala, ela enfatizou que “é possível um Brasil sem exclusão”, mas que “combater a exclusão é dever de todos”.

 

O manual está acessível gratuitamente nos sites do INW (inw.org) e do NWADV (nwadv.com.br).

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)