Culturaliza Dica Cultural Diversão Exposições Minas Gerais

Inhotim abre novas exposições em novembro

O Instituto Inhotim anuncia a abertura de uma nova exposição, uma obra comissionada e uma peça de teatro como parte de sua programação artística em novembro. Neste sabado, 11 de novembro, será inaugurado o último Ato do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, em curadoria conjunta com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) na Galeria Mata. Na data, apresenta ainda a obra Giro (2023), da artista Luana Vitra, na Galeria Marcenaria. Outra atração inédita no Instituto é a encenação de versão adaptada da peça Sortilégio – Mistério Negro, de Abdias Nascimento, apresentada nos dias 11 e 12/11, no Inhotim, e encenada por Adyr Assumpção.

 

 

Abdias Nascimento fala da tribuna da Câmara dos Deputados durante convenção nacional do PDT, 1982.

 

 

Inhotim e Ipeafro iniciaram uma parceria inédita em 2020 e inauguraram em dezembro de 2021 a primeira exposição dentro do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. O Quarto Ato traça um panorama da vida de Abdias Nascimento (1914-2011), tendo como eixo Xangô, orixá da justiça, presença forte no pensamento, no discurso e nas pinturas do artista.

 

Dividida em oito núcleos, a exposição percorre as múltiplas realizações do poeta, dramaturgo, ator, escritor, artista e político Abdias Nascimento. Sob a perspectiva da resistência e criatividade quilombista, ele inaugurou novas lógicas de produção, cultura e vida, para além de seu tempo.

 

 

 

 

“O quarto ato, que se dedica ao Quilombismo, conceito que permeia a vida, a obra e a prática desse artista e intelectual, é o fechamento desse projeto que reverencia todo um legado. Ao longo desses três anos da presença de Abdias no Inhotim, observamos suas ideias extravasarem para outras mostras, para a estrutura da instituição. Esta exposição sinaliza o último ato do Programa, e apresenta a consolidação da produção de Abdias como marco da cultura brasileira e internacional”, explica Douglas de Freitas, Curador Coordenador do Inhotim. O ciclo de exposições Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra ressalta a perenidade da trajetória de Abdias, trilhada no ativismo e no combate ao racismo.

 

Exposição Giro (2023), de Luana Vitra, também será aberta no dia 11/11, e está sendo comissionada especialmente para a Galeria Marcenaria. A obra da artista dá início a uma nova vocação para esta galeria, que passa a receber exposições temporárias no Inhotim, assim como as galerias Lago, Fonte, Mata e Praça. A obra se relaciona com diversos aspectos da vida de Luana, artista plástica, dançarina e performer. A multiartista foi criada em Contagem (MG), cidade industrial que fez seu corpo experimentar o ferro e a fuligem, e gestada entre a marcenaria (pelo pai) e a palavra (pela mãe, professora).

 

 

 

 

Mais informações:

Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, na Galeria Mata
Data: a partir de 11 de novembro

 

 

Luana VitraGiro (2023), na Galeria Marcenaria
Data: a partir de 11 de novembro

 

 

Sortilégio – Mistério Negro, no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, no Inhotim
Datas/horários: 11 de novembro às 12h e às 14h. 12 de novembro às 12h.
Ingressos para a peça são gratuitos para quem tem ingresso para o Inhotim e devem ser retirados no Teatro, por ordem de chegada (capacidade: 200 lugares). Duração da peça: 35 minutos

 

 

Horários de visitação: de quarta-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Entrada: R$50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos, moradores do Inhotim cadastrados no programa Nosso Inhotim e Amigos do Inhotim não pagam entrada.

Entrada gratuita: Quarta-gratuita Inhotim (todas as quartas-feiras são gratuitas) e Domingo Gratuito Inhotim + B3 (último domingo do mês)

Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

Opções de transporte regular

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.