Belo Horizonte Culturaliza

Com Arraiá previsto para a Praça da Liberdade, Governo de Minas lança o programa Minas Junina

Com o objetivo de valorizar, estruturar e promover as festas populares do período junino, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), lança neste mês o programa Minas Junina. A iniciativa também inaugurará um calendário unificado de eventos entre a Secult e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o qual reunirá a catalogação de eventos e manifestações culturais em todo o estado, integrando o turismo e a cultura.

 

Dessa forma, os turistas terão de maneira acessível todas as informações sobre festividades, como as celebrações juninas, que atraem milhares de visitantes, fomentando a economia da criatividade, com grande oferta de serviços em diversas cidades do estado, que se consolidam como destinos culturais e turísticos.

 

Com música, dança, pratos típicos, vestuário e decoração vibrantes, as festas juninas têm características únicas e uma longa tradição. Em muitos lugares permanecem também as tradições religiosas que são a razão do período dedicado aos Santos Antônio, João e Pedro, como procissões e o hasteamento de bandeiras em mastros próximos a igrejas, com imagens dedicadas a esses santos.

 

 

Foto: Ane Souza

 

A iniciativa inédita busca, assim, fortalecer a festividade por todo o estado, aumentando a movimentação turística, o que contribui para a geração de emprego e renda. A principais frentes de atuação do Minas Junina são: estruturação, promoção, monitoramento e apoio à comercialização. O objetivo é mapear os municípios com tradição nas festividades juninas, fomentando a elaboração de rotas turísticas com essa temática.

 

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, comenta que o novo programa tem grande potencial e reflete a transversalidade entre a cultura e o turismo.

 

“As festas juninas atraem milhares de pessoas para diversas cidades mineiras. Já existem no nosso estado alguns eventos tradicionais, como o Festival de Quadrilhas do Vale do Jequitinhonha, o Forró do Regaço, em Pavão, a Festa de Santo Antônio de Roças Grande, em Sabará, e a Festa do Divino em Diamantina. Lançar um novo olhar para essas celebrações é o objetivo do Minas Junina, que reconhece a importância delas para as comunidades, para a geração de emprego e renda, e do legado cultural que elas preservam. Afinal, a festa incorpora elementos da cultura portuguesa misturadas com aspectos das culturas afros e indígenas. Essa pluralidade se reflete tanto nas expressões de fé quanto na cozinha, nas danças e nas músicas”, pontua o secretário.

 

O fluxo de pessoas em Minas Gerais foi de aproximadamente 3 milhões no período das festas juninas em 2022. Essas comemorações também aquecem diversos setores da economia. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio MG, no ano passado, 51% das empresas do gênero alimentício e que atuam no comércio varejista foram afetadas positivamente.

 

Segundo o Subsecretário de Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, a expectativa para 2023 é dobrar essa movimentação. “Estamos projetando um fluxo de 6 milhões de pessoas para as festas juninas mineiras”, declarou Sérgio de Paula, que atribui o crescimento às ações continuadas da Secretaria.

 

O trabalho será desenvolvido pela Secult junto com os parceiros: Associação Mineira de Municípios, Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e Sebrae-MG.

 

Para apoiar os municípios a comercializarem seus atrativos, a Secult criará uma newsletter com os principais eventos que acontecerão no estado. Essa divulgação vai envolver todo o trade turístico. A Secult também oferecerá a agentes e operadores de viagens workshops, encontros de negócios e famtours – viagens para familiarização em que profissionais conhecem produtos e serviços turísticos de um destino. Essa ação, será realizada em parceria com o Sebrae-MG, e irá permitir que trabalhadores do turismo consigam divulgar os atrativos de Minas Gerais com mais propriedade e em maior volume.

 

O Minas Junina também realizará uma série de ações para divulgar as festas. Os eventos serão promovidos pelos canais oficiais da Secult e de parceiros. Os pratos típicos da cozinha mineira tradicionalmente presentes nas festas juninas também receberão lugar de destaque em todos os meios de divulgação, incluindo as redes sociais. A Empresa Mineira de Comunicação também apoia a iniciativa com programação temática pela Rádio Inconfidência e Rede Minas com cobertura das festividades pelo Estado.

 

O fluxo, movimentação, indicadores e outros dados relativos ao turismo serão monitorados pela Secretaria, que usará as informações para aprimorar ainda mais as políticas públicas para o setor.

 

Catálogo das festividades

 

O catálogo das festividades juninas será executado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – (Iepha-MG), através do Portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br). A ação é a primeira do calendário unificado de eventos entre Iepha e Secult, que vai abranger diversas outras festividades, além do Minas Junina.

 

São eles: Folia de Reis, Carnaval, Minas Santa, Festivais de Inverno, Festas do Rosário, Festivais de Cozinha Mineira, Natal e Réveillon. Serão, ao todo, 9 as festividades trabalhadas pelo calendário anual do turismo em todo o estado. Todos os eventos estarão disponíveis no portal Minas Gerais, que funcionará com uma grande agenda unificada dando destaque para os 853 municípios.

 

O objetivo do catálogo é levantar dados a fim de identificar o bem cultural e articular a sua salvaguarda. Assim, os dados inseridos serão utilizados pelo Iepha visando o planejamento, execução e gestão de políticas públicas.

 

As celebrações juninas receberão espaço de destaque nas ações promocionais da Secult, como a divulgação do portfólio digital e cobertura dos festejos nos canais oficiais.

 

Segurança

Visando manter a experiência de turismo seguro no estado, foram firmadas parcerias com as forças de segurança do Governo de Minas Gerais, representadas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros para a promoção da segurança nos eventos juninos.

 

A Polícia Militar fará o policiamento em todas as atividades, com reforço no efetivo das principais cidades do Estado. Para além da segurança, haverá a apresentação da banda da PMMG nos eventos comemorativos típicos.

 

Já o Corpo de Bombeiros prevê ações de prevenção e conscientização para a segurança do público geral, principalmente relacionadas às fogueiras e balões, muito comuns nesta temporada do ano.

 

Arraiá da Liberdade

Uma das inovações do Minas Junina será o Arraiá da Liberdade. O evento, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de junho, colocará a mineiridade em destaque na festa junina, e será realizado em um dos principais cartões-postais da capital mineira: a Praça da Liberdade.

 

Uma programação recheada de atrações que vão desde orquestra de violas, quadrilha profissional, comida típica a brincadeiras juninas prometem divertir o público.

 

Foto em destaque: Ane Souza 

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.