Belo Horizonte Culturaliza Dica Cultural Diversão Gratuito ou a baixo custo

Festa da Luz ocupa hipercentro de Belo Horizonte

Transformando o hipercentro de Belo Horizonte em um circuito iluminado, a segunda edição da Festa da Luz nos transporta para um universo onírico, numa ocupação que mistura arte pública, música, tecnologia e arquitetura. Nesse universo a magia corre pelas ruas e não existe limites entre o humano, não humano e a natureza. Com uma proposta de exposição artística visando trazer o fantástico como parte do cotidiano, esta edição propõe experiências mais intuitivas e sensoriais, permitindo que o público perceba a cidade com todos os sentidos. O festival será realizado de 11 a 14 de Maio, apresentando  instalações, performance, shows e videomapping, a programação é gratuita e contará com 22 artistas visuais nacionais, internacionais e locais, além de 7 shows musicais, e uma performance híbrida.

FOTO: ISIS MEDEIROS

 

 

Ocupando parte do baixo centro da capital mineira, a Festa da Luz contará com um circuito de arte interativa, que traça um caminho feito por milhares de belorizontinos rotineiramente. Para experienciar o Circuito Festa da Luz, o público pode começar pelos edifícios Sulacap e Sulamérica: no local, haverá uma instalação inflável luminosa criada pelo coletivo de Belo Horizonte “MIR”, formado  pelos VJs e criadores digitais Yonanda Santos, Breno Barreto e Brayhan Hawryliszyn. Ocupando o vão entre as torres icônicas dos edifícios, o trajeto se inicia convidando o público a entrar num universo fantástico onde o mar está no céu, e no alto se vê grandes medusas coloridas a partir de um ambiente  imersivo, interativo e colorido. 

FOTO: ISIS MEDEIROS

Olhar para a cidade como se ela fosse um templo em que há espaço de  contemplação e de reflexão, dessacralizando assim a espiritualidade que pode ser vivida de forma livre por cada um é a proposta do artista português Akacorleone. Um dos principais nomes da arte contemporânea urbana internacional, ele apresenta nesta edição uma  instalação site specific criada para os arcos do Viaduto Santa Tereza da sua série “Templo de luz”.

Abaixo programação completa:

Festa da Luz de Belo Horizonte

Quando: 11 a 14 de maio de 2023

Instalações: quinta a domingo, 18h às 00h 

Videomapping: quinta e sexta, 18h às 22h

Museu de Artes e Ofícios: quinta e sexta, 18h às 21h

MUMA – Música e Mapping/ Palco Sesc: sábado e domingo, 19h às 22h

Sábado: 19h às 19h40 – AUGUSTA BARNA (MG) + VJ 1MPAR (MG)

20h10 às 20h50 – BABADAN BANDA DE RUA toca Milton Nascimento (MG) + VJ HOMEM GAIOLA (MG)

21h20 às 22h – LUISA E OS ALQUIMISTAS (RN) + VJ MISTERIA (CE)

Domingo: 19h às 19h40 – RUADOIS (MG) + VJ BAH (MG)

20h10 às 20h50 – IZA SABINO (MG) + VJ DEISE (MG)

21h20 às 22h – JONATHAN FERR (SP) convida MAC JÚLIA (MG) + VJ VIGAS (SC)

Performance – sexta e sábado, 19h às 21h

SULA: quinta a sábado, 18h às 2h

Masterplano – sábado, de 16h às 00h

Programação gratuita

Informações: www.instagram.com/festadaluz.art

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.