Culturaliza Dica Cultural Diversão Gratuito ou a baixo custo Música

Festival Salve Orixás Anuncia 2ªEdição em Maio para promover Diversidade Cultural Brasileira

Entre os dias 05 e 07 de maio, o Teatro Francisco Nunes será palco da segunda edição do Festival Salve Orixás, evento que tem por objetivo fomentar o diálogo entre arte e educação para difundir conhecimento por meio da música pelo viés da educação e da promoção de direitos. Dentro da programação, que abrange apresentações musicais e debates, já estão confirmados nomes  de artistas da cena cultural afro-brasileira e indígena: a brasiliense Nãnan Matos; os baianos Edivan Fulni-ô e Ester de Oxum; a mineira Elisa de Sena e o mineiro Moisés Pescador. Além disso, como atração internacional, a presença do senegalês Mamour Ba. Os ingressos custam a partir de R$ 20 inteira e R$ 10 meia, e podem ser adquiridos via Sympla. O link para aquisição dos ingressos pode ser acessado pelo Instagram @festivalsalveorixas. Mais informações estão disponíveis também no site salveorixas.com.br.

 

 

FOTO: ENSAIO STUDIO BECO

 

 

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (modalidade Fundo), o Salve Orixás deriva de uma proposta inicialmente executada  pelo cantor e compositor Moisés Pescador. O artista e idealizador, realizou, em 2017, um show de mesmo nome. O evento é um convite para todos, em especial direcionado para crianças, jovens e adultos, que se interessam por música popular brasileira e novos artistas. Com cunho artístico e cultural, mas não somente, apresentações artísticas e rodas de conversa se propõe a fomentar discussões de como a arte  pode minimizar os impactos gerados pela racismo remanescente dos tempos da escravidão.

FOTO: MARCELA DUTRA

 

 

Os três dias de programação no Teatro Francisco Nunes serão compostos pelos artistas da primeira edição. Abrindo os trabalhos, o primeiro dia (05/05) conta com apresentações de Nanan Matos (DF) e Edivan Fulni-ô (BA), além de uma performance artística de Ester de Oxum (BA). Já no segundo dia (06/05), às 16h, haverá uma roda de conversa com todos os artistas que participam do evento; no mesmo dia, às 19h, Elisa de Sena e Moisés Pescador se apresentam. No último dia (07/05), fechando o evento, vão se apresentar as turmas de percussão e canto do CICALT – Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias; em seguida, teremos o show de Mamour Ba (Senegal).

Serviço:

2º Festival Salve Orixás – edição presencial

Quando: 05, 06 e 07 de maio de 2023

Onde: Teatro Francisco Nunes – Av. Afonso Pena, 1.321, Centro, Belo Horizonte

Programação completa: salveorixas.com.br

Quanto: Sympla (link em breve – acompanhe as redes sociais do festival)

Informações: Instagram @festivalsalveorixas e site salveorixas.com.br

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.