Belo Horizonte Cinema Culturaliza Gratuito ou a baixo custo

Cine Belas Artes exibe O Homem de Lagoa Santa, dirigido por Renato Menezes

Nesta quinta, dia 20 de abril, véspera de feriado, às 19 horas, será realizada, no Cine Belas Artes, a exibição inédita do longa-metragem O Homem de Lagoa Santa (72’). O “docudrama”, roteirizado e dirigido pelo diretor Renato Menezes e produzido pelo Grupo Novo de Cinema e TV, Tarcísio Vidigal e Lúcia Fares, reproduz a trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, que viveu no Brasil durante 45 anos e cujas pesquisas abriram caminho para Charles Darwin dar prosseguimento à teoria da Origem das Espécies. Em  cartaz no Belas Artes, até o dia 26 de abril.

 

FOTO: LEONARDO BARCELOS E HELVÉCIO MARTINS

 

 

Misto de obra ficcional e documentário, o filme gira em torno de uma expedição botânica que Peter Lund realizou ao interior do Brasil, em 1833, e seu encontro repentino com o também dinamarquês Peter Claussen e o norueguês Brandt, portando uma amostra de ossos fósseis encontrados em rochas calcárias da região de Lagoa Santa (MG). Lund acreditava que esses fósseis poderiam ter sido contemporâneos dos animais da Megafauna que há muito pesquisadores acreditavam estarem extintos durante o dilúvio da Arca de Noé.

 

 

FOTO: LEONARDO BARCELOS E HELVECIO MARTINS

 

 

Filmado em Super 16mm e finalizado em digital, O Homem de Lagoa Santatem direção de arte de Sergio Silveira, que reconstitui a arquitetura de meados do século 19 e cenários repletos de detalhes, incluindo fósseis originais, as gravuras de Brandt e detalhes das tralhas levadas pelos tropeiros da época. O longa também conta com imagens da Banda Santa Cecília, criada por Lund, a procissão de Nossa Senhora da Saúde – padroeira de Lagoa Santa -, as grutas, rochedos calcários, espelhos d’água e lagoas dessa região do Cerrado mineiro, que em 2012 ganhou do governo do Estado de Minas Gerais o título de Rota das Grutas de Peter Lund.

 

 

Mais informações:

Exibição do filme O Homem de Lagoa Santa (72’)

Quando: 20 a 26 de de abril – Hora: 19 horas.

Onde: Cine Belas Artes – Rua Gonçalves Dias, 1581, Lourdes, BH

Classificação: Livre

 

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.