Culturaliza Dica Cultural Diversão Gratuito ou a baixo custo

15ª Verão Arte Contemporânea – VAC retorna ainda mais contemporâneo e multiplicador

O Verão Arte Contemporânea (VAC) está de volta para a sua 15ª edição, após dois anos sem o evento na capital em razão da pandemia de Covid-19. O projeto se inicia no dia 16 de janeiro (segunda-feira) e terá uma excelente programação até o dia 05 de fevereiro. Reunindo artistas locais e nacionais em 12 atividades, durante 21 dias, em 7 espaços culturais de Belo Horizonte, todas as atividades do VAC terão entrada franca. Debutando, o VAC volta repaginado e em constante mudança. Agora, ainda mais contemporâneo e com uma promessa multiplicadora, o VAC irá mergulhar os belo-horizontinos em uma verdadeira experiência sensorial e de pertencimento artístico.

Neste ano, o festival, que é realizado e idealizado pelo Grupo Oficina Multimédia (GOM), retoma o formato presencial em todas as suas atividades.

FOTO: FERNANDA SÁ MOTTA

 

 

É que, como diz Ione de Medeiros, diretora do GOM, o VAC é sinônimo de mudança e futuro. “Foi um ano muito difícil para muita gente. E um projeto que é tão cuidadoso, não vai manter um padrão. A gente muda. É por isso que assinamos o evento como Verão Arte Contemporânea, sempre atentos ao tempo em que vivemos. E o VAC deste ano é uma adaptação total ao momento. Mudamos tudo.

Serão somente residências, porque é o formato mais adequado agora. E pedimos que as pessoas que irão participar tenham experiências prévias nas artes, para poderem ser multiplicadores, levando o que irão aprender para outros grupos ou para a sua arte pessoal. A proposta das residências é aprimorar a formação dos artistas, capacitando-os como multiplicadores das experiências e informações adquiridas nesse processo. Estamos pensando em algo para ter continuidade e fomentar trabalhos que serão formativos para o futuro”, afirma.

PAVILLON NOIR 2

 

 

Para participar das residências, os interessados devem se inscrever por meio de um formulário on-line e aguardar o retorno da organização do VAC, que, junto com os ministrantes das residências, irá aprovar a participação do inscrito ou não. Haverá na programação residências artísticas de música, teatro e dança. Ainda, todas as residências resultarão em mostras de trabalho, as quais o público poderá assistir gratuitamente.

Além disso, a mostra de cinema do VAC 2023 apresenta aos belo-horizontinos a exibição da Perspectiva Rafael Conde, uma seleção da produção do premiado cineasta mineiro, homenageando sua trajetória iniciada nos anos 80. O VAC exibe também a mostra “Paisagens Coreográficas Contemporâneas”, no Cine Humberto Mauro. Já no Teatro Marília serão exibidos pela segunda vez no VAC, filmes de dança de renomados coreógrafos que integram o acervo Portrait do CN D França.

Em razão da pandemia de Covid-19 e prezando pelo bem-estar e saúde de todos, o VAC irá solicitar, em todas as atividades do evento, o uso de máscara de proteção.

Clique para conferir a programação completa

 

 

Serviço:

15º Verão Arte Contemporânea – VAC retorna ainda mais contemporâneo e multiplicador

Quando: de 16 de janeiro a 05 de fevereiro

Quanto: Entrada franca

Informações: www.veraoarte.com.br

Redes sociais Instagram e Facebook: @veraoarte

Hashtags: #váeveja #VAC2023 #veraoarte #vac15

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.