Belo Horizonte Cinema Culturaliza Diversão Gratuito ou a baixo custo

16ª Edição CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

Depois de dois anos com realização online, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega a sua 16a edição, entre os dias 20 e 25 de setembro de 2022, ocupando 11 espaços da capital mineira Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Una Cine Belas Artes, Cine Humberto Mauro, Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Sesc Palladium, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Filme de Rua, Cinema na Fachada – Espanca e Praça da Liberdade, com uma seleção de 120 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias, mostras temáticas e sessões populares a céu aberto. Além disso, acontecem debates, rodas de conversa, encontros de negócios, oficina, masterclasses e  workshops internacionais e a realização do 13Brasil CineMundi –  International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, com o objetivo de discutir e revelar o cinema brasileiro do futuro.

 

 

São seis dias intensos com atividades gratuitas para todas as idades e públicos, numa temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países e em conexão com outras artes e a cidade. Além da programação presencial, a CineBH  também oferece atividades no formato online, sessões de cinema e debates, pela plataforma www.cinebh.com.br.

 

 

GERMINO PETALAS NO ASFALTO

 

 

16a Mostra CineBH apresenta um novo viés conceitual: o de celebrar e refletir a produção latino-americana, trazendo para o Brasil seus irmãos de continente e colocando-os em contato direto com olhares vários que poderão constatar a efervescência da produção que marca o território. A temática proposta é “Cinema latino-americano: quais são as imagens da internacionalização?”. A questão foi levantada pela curadoria, sob coordenação de Cleber Eduardo, para trazer ao debate a complicada relação entre o que se faz nos filmes de continente e aquilo que efetivamente chama atenção nas telas do mundo ­– e o quanto de “legitimação” por várias instâncias (festivais, circuitos de exibição, canais de TV e streaming) é necessário para determinados títulos furarem a bolha.

 

 

Diversas perguntas vão pautar os debates e também permeiam a própria escolha dos filmes da Mostra Continente, que exibirá 15 longas-metragens de 11 países da América Latina e América Central: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No recorte, estão títulos de trajetória premiada, como os brasileiros “Noites Alienígenas” (Sérgio de Carvalho) e “Casa Vazia” (Giovanio Borba), e algumas revelações da mostra, como a inusitada ficção científica cubana “Coração Azul” (Miguel Coyula).

 

 

TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.