Analise Colunas Crítica Musical Destaque

Crítica Musical: Djavan lança ‘D’ trazendo muita luz e esperança

Trabalho que foi lançado recentemente traz 12 faixas
inéditas; esse é o seu 25º álbum da carreira 

Clique aqui e assista todos os vídeos da ‘Crítica Musical’:

[ Jornalista e Editor ]
– Felipe de Jesus
– Imagens: Djavan (Divulgação ‘D’)
– Siga: @felipe_jesusjornalista

 

Esperança para “superar o momento sombrio em que vive o país”. Foi com esse sentimento que o cantor e compositor alagoano Djavan voltou ao cenário com o seu mais novo álbum intitulado por “D”, que sela os seus 46 anos de carreira.

 

O trabalho que traz 12 faixas inéditas e que sucede – “Vesúvio” (2018) – foi lançado recentemente sendo o 25º álbum do artista e para ele, chega para trazer muita luz. Em entrevista à imprensa ele disse: “A gente estava vivendo um período de obscurantismo muito grande, e eu queria o oposto, queria vir com luz, queria vir com uma mensagem de otimismo, queria que as pessoas acreditassem no futuro, só ele pode salvar”, disse a imprensa nacional.

 

Djavan – Divulgação do álbum ‘D’.

 

Com uma atmosfera meio jazz, meio funk norte-americano, o cantor e compositor Djavan segue firme trazendo em seu novo trabalho o mesmo frescor de sempre, mas com pitadas de pop que animam o ouvinte e as faixas do trabalho comprovam isso, então, vamos a elas:

 

■ Faixas:

 

1 – Primeira Estrada: a faixa que abre o álbum é excelente, ou seja, uma balada romântica feita nos moldes já conhecidos de Djavan.

 

2 – Num Mundo de Paz: hit disparado, essa chega com um sopro de esperança e otimismo, a faixa dançante e calorosa contagia o ouvinte, principalmente no refrão.

 

3 – Nada Mais Sou: a faixa, também romântica traz de volta as melodias e arranjos complexos do compositor que fazem malabarismos com o violão.

 

4 – Cabeça Vazia: na letra temos um conflito amoroso bem alinhado com os dilemas das relações atuais.

 

5 – Ao Menos um Porto: nessa temos uma bela valsa em que o autor esbanja sua genialidade tanto na letra quanto no ritmo.

 

6 – Beleza Destruída: esse é um dos pontos altos do álbum, o encontro de gigantes com Milton Nascimento em uma canção que traduz as preocupações com o meio ambiente e as mudanças climáticas.

 

7 – Servilhando: é um dos momentos mais complexos e elaborados do álbum, mas ainda assim, capaz de tocar o ouvinte. Quase Fantasia faz reflexões sobre um jogo de sedução.

 

8 – Você Pode ser Atriz: temos aqui um bolero que mostra que é possível dar a volta por cima após uma desilusão amorosa.

 

9 – Quase Fantasia: uma letra com reflexões sobre um jogo de sedução.

 

10 – Ridículo: bem elaborada, dá sequência ao romantismo do cantor.

 

11 – Eh! Eh!: essa é uma releitura da canção feita em parceria com Zeca Pagodinho para Alcione gravar no álbum Eterna alegria (2013).

 

12 – Iluminado: a faixa, que traz um refrão excelente, encerra a obra em alta com o encontro de Djavan com seus filhos, Flavia Virginia, Inácio, João Viana, Max Viana e Sofia; em uma composição que bem pra cima.

 

■ Avaliação final:

 

Em D, Djavan não traz novidades, ou seja, temos algo bem próximo do que já vimos em sua discografia, como por exemplo, no disco Luz (1982) e Lilás (1984), Djavan de 1989, e outros álbuns.

 

Mas o legal é que ele circula na área sonora em que sua obra tem se firmado nos últimos anos. No entanto, tudo com maestria e tamanho profissionalismo. Um trabalho que vale a pena ser escutado e que com certeza, não decepciona o ouvinte. Vida longa ao mestre Djavan.

 

 

Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista e
fique por dentro das novidades.

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)