Culturaliza Diversão Teatro

Grupo Galpão está de volta aos palcos e celebra 40 anos em 2022

Manter acentuada a chama do teatro popular, de rua, e, ao mesmo tempo, ser capaz de passear por diferentes estilos e formas de pensar e atuar. Em quatro décadas de atividades ininterruptas, tais foram os ofícios poeticamente cumpridos pelo Grupo Galpão, que, uma vez mais, agora de volta à vida presencial, promete ao público uma série de emoções e viagens no tempo. Em comemoração a seus 40 anos de arte, o Grupo preparou programação especial, para marcar sua volta aos palcos e às ruas, com espetáculos, sessões de cinema e turnês pelo interior de Minas Gerais e por cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Criado por cinco atores em 1982 a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique” da Alemanha, após algumas oficinas realizadas em Belo Horizonte, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, de pesquisa e com raízes profundamente populares. Hoje, com 12 integrantes no elenco, o Grupo é formado por Antonio EdsonArildo de BarrosBeto FrancoChico PelúcioEduardo MoreiraFernanda ViannaInês PeixotoJúlio MacielLydia Del PicchiaPaulo AndréSimone Ordones e Teuda Bara. Para celebrar seus 40 anos, o Grupo realizou uma série inédita de videorretratos, na qual os atores e atrizes do grupo encarnam personagens imaginários em uma vertiginosa festa de aniversário. A série comemorativa foi dirigida pelos artistas Filipe Lampejo e Vinícius de Souza e, antes de chegar às plataformas digitais estreia em breve no cinema.

 

 

ESPETACULO DE TEMPO SOMOS - GUTO MUNIZ
ESPETACULO DE TEMPO SOMOS – GUTO MUNIZ

 

 

Para dar início às celebrações em Belo Horizonte (MG), o Grupo revisita uma de suas principais montagens de rua, que dessa vez ganha os palcos, o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”, com texto de Luis Alberto de Abreu e direção de Júlio Maciel. No elenco, Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, o ator convidado Eliseu Custódio, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Lydia Del Picchia, Simone Ordones e Teuda Bara. As apresentações serão nos dias 25 de junho (18h e 21h), e 26 de junho (19h), no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site www.eventim.com.br,  R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia).

 

Para o ator Eduardo Moreira, diretor artístico e um dos fundadores do Grupo, em 1982, “a nova versão ressignifica os cenários e os figurinos, numa nova leitura da peça que busca uma maior agilidade e versatilidade, especialmente na relação direta com o público. Num momento em que é urgente que a arte e o teatro reencontrem o público, o Galpão mergulha numa de suas obras mais populares, trazendo uma reatualização do sentido da saga de Till Eulenspiegel, um anti-herói que desmascara e revela a violência dos poderosos e a exploração dos desvalidos e miseráveis. Resgatar a montagem de Till para o nosso repertório nesse momento faz todo o sentido, especialmente sob a perspectiva da celebração do encontro com o público amplo e diversificado, tanto no palco como na rua”, ressalta.

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.