Belo Horizonte Cultura & Cidadania Culturaliza Exposições Gratuito ou a baixo custo

Exposição “Dengos do Cotidiano”, de Ana Elisa Gonçalves e Juliana de Oliveira.

A Galeria de Arte do Minas II recebe, entre 12 de maio e 12 de junho, a exposição “Dengos do Cotidiano”, das artistas Ana Elisa Gonçalves e Juliana de Oliveira. Composta por 22 telas em variados tamanhos, a mostra “contrapõe o olhar das duas artistas sobre seu entorno: da ancestralidade aos sonhos até a manifestação de feminilidades múltiplas. Da resistência à potência dentro desses atravessamentos”, explicam as artistas. A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.

 

O título “Dengos do Cotidiano” parte principalmente da relação de amizade entre as artistas. Para além do afeto, elas compartilham bandeiras e usam a arte para mostrá-las e defendê-las. “Meu trabalho fala sobre todas as questões de minorias, principalmente o racismo, a desigualdade social e a lgbtqia+fobia. Eu denuncio o racismo estrutural e falo sobre corpos que são marginalizados pela sociedade. Isso diz muito sobre minha vivencia”, conta Juliana. Já Ana Elisa diz que seu trabalho não levanta bandeiras, mas conta histórias. “Vejo em meu trabalho como a continuidade do exercício de contação de histórias, hábito herdado dos griôs e das griotes africanas. Histórias como as contadas pela minha mãe, que veio de uma comunidade pequena do Vale do Jequitinhonha-MG e sempre materializou essa memória usando o tecido de chita para enfeitar nosso lar, me interessam. Ou as histórias presentes nas relações, o carinho que percebo no cotidiano entre meus parentes e meus amigos. E as questões, acredito eu, surgem do desejo de não esquecer”, observa. As artistas, que são mulheres negras, afirmam que esse fato e as vivências dessa condição acabam por influenciar no trabalho.

 

 

“Dengos do Cotidiano” é uma exposição sobre afeto e a beleza deste sentimento. Dessa forma, as artistas desejam que o público, ao entrar na galeria, entrem num lugar bom, gostoso de ficar.

 

Serviço

Exposição “Dengos do Cotidiano”, de Ana Elisa Gonçalves e Juliana de Oliveira.

Quando: de 12 de maio a 12 de junho.
Onde: av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra, no Minas II.
Hora: de segunda a sexta, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.

Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.