Colunas Crítica Musical Destaque Música

Crítica Musical: “O Poderoso Chefão” faz 50 anos com uma trilha sonora brilhante e marcante no cinema mundial

Clique aqui e assista todos os vídeos da ‘Crítica Musical’:

 


[ Jornalista e Editor ]

– Felipe de Jesus
– Imagem: O Poderoso Chefão (Trilogia)
– Siga: @felipe_jesusjornalista

 

Um dos maiores sucessos do cinema mundial, “O Poderoso Chefão” (trilogia), completa 50 anos de história. Gravado no ano de 1972, o filme traz uma mistura de drama e suspense policial envolvendo a família Corleone, uma das mais poderosas da máfia italiana. Com público recorde, o filme foi vencedor de três categorias do Oscar, como: melhor filme, melhor ator (Marlon Brando) e melhor roteiro adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola).

 

Mas além do ator Marlon Brando, a trama traz outras grandes estrelas, como Al Pacino, Robert De Niro, James Can, Robert Duvall, Diane Keaton, Talia Shire (que ficou conhecida como esposa do Rock Balboa) e etc.

 

Já a sua trilha sonora foi composta por Nino Rota (músico e maestro) que também já tinha participado de diversos outros filmes. Aclamada pelo público, a trilha fez bastante sucesso sendo lançada em vinil e logo depois em CD, sendo até hoje uma das grandes marcas do cinema mundial. Mas antes de falar das músicas, eu vou deixar um relato a respeito da minha experiência com o filme ao qual eu assisti pela primeira vez com 16 anos de idade. (vídeo).

 

Em relação a trilha sonora, como se trata de uma trilogia com mais de 30 canções (no total), nós separamos as quatro canções que marcaram os três filmes e que acabaram se tornando clássicas, assim como os filmes. Confiram:

 

■ Faixas da trilogia “O Poderoso Chefão”:

 

Confira as quatro faixas mais famosas do filme e que caracterizam toda a trama que completou 50 anos de história:

 

1 – “I Have But One Heart”, de Al Martitno, que é cantada pelo porsagem Johnny para Connie (Talia Shire)

 

2 – “Love Theme”: que aparece no primeiro filme. Ela se destaca pois é sempre associada ao Poderoso Chefão quando se pensa em sua trilha sonora.

 

3 – The Batism: Uma das cenas mais marcantes desta trilogia é a do batismo do filho do Michael (Al Pacino) no filme II. Neste momento, ele se vinga dos outros chefes mafiosos que tentaram matar seu pai. Nesta parte, a canção que toca é “The Baptism”.

 

4 – Main Title e The Godfather Waltz: Por fim, a música principal do filme, que abre a trilha sonora e é a canção mais forte, inclusive na parte III. Vale a pena conhecer ou mesmo relembrar.


■ Avaliação final:

 

O Poderoso Chefão completou 50 anos e até hoje, após mais de 18 anos quando eu assisti pela primeira vez a trilogia e ouvi também a sua trilha sonora, vejo que além de ter sido muito bem feito, traz elementos que devem estar no centro da vida de todos, pelo menos em minha opinião, como, o respeito, a importância da família em alguns passos da vida, a honra e a sinceridade.

 

As atuações, principalmente de Marlon Brando, Robert De Niro e Al Pacino são fascinantes e mescladas com cenários na Itália e toda a sua boa gastronomia ainda mais. O Poderoso Chefão é uma obra magnífica, imortal e que merece ser vista por todos!

 

Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista e fique por dentro das novidades.

 

 


■ Ficha Técnica:

 

•Crítica Musical: (Roteiro e Vídeo):
– Felipe de Jesus & Roberto Silva

•Apresentação e edição:
– Felipe de Jesus

 

■ Apoio na direção:

 

– Roberto Silva (TV Norte Web)

 

■ Imagens do vídeo: Crédito: O Poderoso Chefão (trilogia), Rock Balboa (filme)

 

@Todos os Direitos Reservados
– Felipe de Jesus | Crítica Musical

Deixe o seu comentário

Felipe de Jesus - Siga: @felipe_jesusjornalista
Editor & Administrador do CulturalizaBH - Portal UAI [ Apoio no setor Administrativo e Financeiro ] - Jornalista - Redator & Colunista: Crítica Musical. Filiado: FENAJ & FIJ | AIN | SINAJ | Abramídia | UBI _________________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT - Diretor [ Grupo Conteúdo (GC) ] _________________________________________________________________________ ■ Advocacia: Gestor - Elpídio & Jesus Advogados ________________________________________________________________________ ■ Graduado: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Advogado (FACSAL/MG) , Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e C.Informação (Univ. UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecom. & TV (F.Matric/EAD)