Os profissionais do teatro tiveram que se reinventar para manter a arte viva e superar as dificuldades e restrições da circulação impostas pelo isolamento e social. Para falar sobre a experiência de se produzir teatro durante a Pandemia, o pesquisador e produtor cultural de Belo Horizonte Fernando Chagas (Instituto AbraPalavra) realiza a roda de conversa “Teatro e Pandemia: a reinvenção do ofício” com o Grupo Galpão de Belo Horizonte a partir da fala do ator e dramaturgo Eduardo Moreira, fundador do Grupo Galpão, tendo participado de todas as montagens da trupe tanto como ator, diretor e assistente de direção, e com a Companhia de Teatro de Braga (Portugal) por meio de seu diretor Rui Madeira. A conversa que será mediada por Fernando e pelo pesquisador galego Xaquín Nuñez Sabarís (Universidade do Minho), doutor em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela e Professor Associado do Departamento de Estudos Românicos.
A roda de conversa acontecerá na próxima quinta-feira, dia 26 de agosto, às 17h30 no youtube do Instituto Cultural AbraPalavra.
O Grupo Galpão e a Companhia Teatro de Braga estão em atividade contínua há quatro décadas e nessa conversa vão falar sobre o processo de ressignificação das relações sociais a partir da mediação do encontro por meio da tecnologia, da internet, das redes sociais e das plataformas de videochamadas. Neste encontro, o público vai saber um pouco mais sobre o cotidiano do fazer teatral em plena pandemia, conhecendo os desafios, os limites e os alcances na busca de encontrar alternativas para manterem suas produções artísticas.
A atividade é uma produção realizada por meio da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais – edital 14 de bolsa de pesquisa. Fernando Chagas é também investigador da Universidade do Minho (Portugal) onde faz doutoramento em Ciências da Cultura.
Será fornecido certificado de participação.
Serviço:
Quando: 26/08/2021
Hora: 17:30 Brasil – 21:30 Portugal
Canal: www.youtube.com/institutoabrapalavra