Belo Horizonte Culturaliza Em casa Gratuito ou a baixo custo

Cia Luna Lunera celebra 20 anos com programação online

Uma das companhias mais importantes e premiadas do teatro brasileiro, com turnês por todo Brasil e em diversos países, reúne, de agosto a outubro, uma programação diversificada com lives, bate-papos ao vivo, leitura dramática, mostra de espetáculos, além de lançamento de livro e curta-metragem inédito, a Cia. Luna Lunera comemora duas décadas com formato e novidades para o público.

 

Desde a fundação, em 2001, a premiada Companhia Luna Lunera , reúne oito espetáculos, turnês e circuitos internacionais, além de intensa dedicação à investigação de linguagens, com compartilhamento de processos criativos e formação de novas gerações de artistas. E para quem está com saudade de ver a Luna nos palcos, o grupo realiza a Mostra Luna Lunera 20 Anos. De agosto a outubro de 2021, a trupe disponibiliza alguns de seus espetáculos e traz novidades: a leitura dramática da peça “Aqueles Dois”, um curta-metragem inédito –  criado a partir de “Nesta data querida” – e lançamento de livro com dramaturgia do espetáculo “Urgente”. Na abertura, estão previstas lives, nos dias 7 e 14 de agosto, com importantes artistas que integram a trajetória do coletivo, como Chico Pelúcio (Grupo Galpão), Cida Falabella (Zap 18), Guilherme Marques (Ecum/MiT) e outros. O público encontra toda programação gratuita no canal do YouTube https://www.youtube.com/c/cialunalunera. +Info.: instagram e facebook: @cialunalunera.

 

 

Foto Raquel Carneiro 120558 horiz_reduzida.jpg
Foto Raquel Carneiro 120558 horiz_reduzida.jpg

 

Sobre a Mostra Luna Lunera 20 Anos, a atriz Isabela Paes conta que, mesmo longe dos palcos, a tradição de celebrar os marcos e datas de aniversário se mantém. “Não é exatamente a celebração que planejávamos. Fica a vontade do encontro, da festa, do ritual, do toque, do brinde, do olho no olho, da dança e de toda uma gama de afetos que só acontecem na copresença”, explica a atriz que atualmente trabalha fora do país, mas participará de ações da Mostra. “A realidade se impõe. Encontros e conexões também podem acontecer à distância (pelo digital), potencializados pela vontade de estarmos juntos”.

 

Mesmo com a reabertura de alguns espaços culturais em Belo Horizonte, na visão do grupo ainda é cedo para subir aos palcos com segurança. Segundo o ator Marcelo Souza e Silva, o momento é uma oportunidade de experimentar outros formatos: “estamos vivenciando um tempo histórico de criação de novas linguagens a partir do incerto, do inesperado, do isolamento e da virtualidade. Tem sido muito rico observar o hibridismo que muitos artistas têm levado às suas criações. (Para a Mostra) temos tentado buscar novas leituras de nossas próprias criações”, contextualiza o ator, que também assina a coordenação geral do evento.

 

Na abertura da mostra, nos dias 7 e 14 de agosto, os bate-papos são transmitidos ao vivo. Sob mediação de integrantes da companhia, Adolfo Mazzarini, Ângela Mourão, Cida Falabella, Chico Pelúcio, Guilherme Marques, Jane Schoninger, Marcelo Bones, Pablo Bertola e Tuca Pinheiro discutem, entre outros temas, “O Teatro de grupo e a permanência”, “Circulação e fomento”, “Inserções do teatro e da dança na cena política”. “São 20 anos de produção criativa, desejos compartilhados. Vai ser muito prazeroso trazer para o público essas histórias, estar com essas pessoas amigas e parceiras, que admiramos”, diz o ator Zé Walter Albinati, mediador de uma das lives.

 

Mais informações:

Mostra Luna Lunera 20 anos (formato online)

= agosto a outubro de 2021 =

Lives + Espetáculos + Bate-papos + Curta metragem inédito + Lançamento de livro

Cada espetáculo fica disponível no canal da companhia por 4 dias

No canal do Youtube da @companhialunalunera

Mais informações sobre a programação: no instagram e facebook da comapnhia

Deixe o seu comentário

Joseane Santos
Canceriana do coração apaixonado, amante da boa música, atleticana no corpo e na alma, mineirinha do interior que encontrou na capital seu lugar no mundo.