Culturaliza Música

Braia lança novo álbum com diálogos entre a música brasileira, tradição irlandesa e mais

Bruno Maia é cantor, compositor e, além disso, também é formado em Letras com mestrado em Literatura. Pesquisador da história colonial e cultura popular mineira e por meio de suas pesquisas e olhar aguçado foi o responsável pela produção de um documentário sobre o folclórico personagem mineiro Sete Orelhas.

 

Tudo isso serviu como base para o seu mais recente lançamento, o álbum “Braia…e o mundo de cá”, que é o segundo álbum de sua banda, liderada por ele. Nascido em Belo Horizonte, mas com família e forte tradição musical vinda do interior do estado, o trabalho é um prazeroso jorro de música regional fresca com origens ancestrais e muita história.

 

Com 10 faixas + 2 bonus tracks, o disco chega com um diálogo instrumental entre a música brasileira, cultura popular, tradição irlandesa e o rock progressivo, acompanhado por um encarte que apresenta uma experiência do ouvir com imaginação de cinema, explorando mais a fundo a riqueza dos ritmos brasileiros.

 

Os temas do álbum referenciam aspectos e fatos da memória e história brasileira, principalmente do imaginário cultural mineiro, como a Guerra dos Emboabas, a corrida do ouro, Diadorim, entre outros. A música se aprofunda em ritmos e expressões como samba, ijexá, baião, música mineira, moda de viola, sem deixar a irlandesidade de lado, que se afirma em gaitas de fole, rabecas irlandesas e fraseados típicos das tradicionais jigs e reels.

 

Capa do álbum.

 

O primeiro disco do grupo, “Braia…e o mundo de lá”, foi lançado em 2007 no Brasil e na França, e conquistou o Prêmio Mineiro de Música Independente. Logo depois, fizeram uma turnê que rendeu um DVD ao vivo. Neste primeiro trabalho, cantado em português, as letras apresentavam motes da cultura celta: fadas, duendes, autores irlandeses como James Joyce e W.B.Yeats e magia em geral.

 

Braia…e o mundo de cá foi produzido por meio de apoio da Lei Aldir Blanc – Minas Gerais e de um grupo de apoiadores e contou com a produção do Bruno Maia.

 

A banda é composta por Bruno Maia (violão, viola caipira, banjo, bouzouki, bandolin, flautas irlandesas, escaleta, guitarra e teclados), Alex Navar (gaita de fole irlandesa), Anderson Silvério (contrabaixo), Fabrício Altino (bateria) e Rafael Castro (teclados). O disco conta com participações de Felipe Andreoli, (contrabaixista da banda Angra) e Daiana Mazza (violino).

 

O Braia compartilha gratuitamente sua música na internet. Caso você queira incentivar e apoiar o grupo adquirindo os trabalhos físicos e/ou digitais é só visitar a loja virtual no site braia.net.br.

 

O álbum “…e o mundo de cá” contou com recursos da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais e de um grupo de apoiadores.

Deixe o seu comentário

Charles Douglas
Virginiano, metropolitano de Ibirité, mas com a vida construída em BH, jornalista recém formado e apaixonado pelos rolês culturais da capital mineira. Está perdido no mundo da internet desde quando as comunidades do Orkut eram o Culturaliza de hoje. Quando não está com a catuaba nas mãos, pelas ruas de Belo Horizonte, está assistindo SBT ou desenhos no Netflix.